31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Brutal - 04/02/2025, 15:00 - Lucas Vieira

Moto empinada e manobra errada: veja possíveis punições após acidentes chocarem a Bahia

Menino morre após atropelamento por motoqueiro empinando em Caetité; em Salvador, motociclista enfrenta possíveis punições por manobra irregular

O acidente ocorreu por volta das 20h30
O acidente ocorreu por volta das 20h30 |  Foto: Reprodução/g1/Redes sociais

Um motoqueiro foi atingido e arremessado por um carro na noite de segunda-feira (3), na Avenida Afrânio Peixoto, a Suburbana, em Salvador, após fazer uma manobra irregular. O acidente foi registrado por uma câmera de segurança e aconteceu na altura do bairro de Coutos, por volta das 20h30. Além desse caso, um outro acidente chocou a Bahia recentemente.

O pequeno Arthur Souza Rocha de 8 anos morreu atropelado na noite do domingo (2), em Caetité, no sudoeste do estado, por um homem que estava empinando a moto no momento do acidente. O pai dele, Élio Alves Rocha, de 64, também foi atingido e ficou ferido.

O Portal MASSA! conversou com o advogado especialista em trânsito, Giovanni Rodrigues, que explicou o que pode rolar com os envolvidos.

Sobre o caso no Subúrbio, Rodrigues detalhou: "Punição como infração de trânsito não vejo cabimento. Apesar de ser uma manobra irregular, somente poderia haver punição se, no momento da conversão, houvesse um agente de trânsito devidamente caracterizado ou o local fosse monitorado por câmeras", explicou.

Leia mais:
Confira o novo indicado a 'presida' da Embasa por Jerônimo Rodrigues
Pistas 'sem saídas': ciclistas acumulam 'dores de cabeça' nas ruas

Assista:

No entanto, o especialista alerta que o motociclista pode enfrentar uma consequência inesperada:

"O que pode acontecer, por mais irônico que seja, é o motorista do carro processar o motoqueiro pelos danos causados. Afinal, foi esse último que realizou a manobra irregular."

Além disso, Giovanni destaca que retornos proibidos são infrações graves, resultando em 5 pontos na CNH. "Realizar operações somente pode ocorrer em locais permitidos pela sinalização e com todas as medidas de segurança necessárias. Essa manobra em locais proibidos é infração grave", completou.

A Transalvador informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a vítima e a levou para um hospital da região. Até o momento, não há informações sobre seu estado de saúde.

Ao Portal MASSA!, o órgão também esclareceu que, apesar da irregularidade da manobra, não pode aplicar multas com base em vídeos gravados. Apenas agentes de trânsito no local ou câmeras de monitoramento oficiais poderiam validar a infração

Caso de Morte

O debate sobre responsabilidade no trânsito ganhou força após um caso recente em Caetité, onde um menino de 8 anos morreu atropelado por um motociclista que empinava a moto e fugiu sem prestar socorro.

Criança de 8 anos morre após ser atropelada por motociclista em Caetité
Criança de 8 anos morre após ser atropelada por motociclista em Caetité | Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O advogado aponta que, nesse caso, o motociclista pode enfrentar punições mais severas.

"Estava realizando manobras perigosas, omissão de socorro, lesão corporal e homicídio. Acredito que possa responder, inclusive, por homicídio doloso", concluiu.

exclamção leia também