O governador Jerônimo Rodrigues (PT) já sabe quem vai indicar para assumir o comando da Embasa. O nome da vez é o presidente interino da estatal, Gildeone Almeida, deve ser efetivado nesta sexta-feira (7), pelo Conselho de Administração da empresa (Consad). A informação foi divulgada inicialmente pelo site Política Livre.
Leia também:
Diego Coronel desconversa sobre possível vice na chapa de Jerônimo
Brasil está menos pobre e com mais renda", diz Lula ao Congresso
O presidente anterior havia sido indicado por uma espécie de consórcio que envolvia empresários e políticos, liderado pelo senador Jaques Wagner, o que teria contrariado Jerônimo e o ministro Rui Costa (Casa Civil), que defendia o nome da funcionária de carreira Rita Bonfim para a posição.
Um fator que pesou para a escolha de Gildeone vem de sua proximidade com o ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, que é ainda amigo pessoal do governador e do seu secretário de Relações Institucionais, Adolfo Loyola.
Outro ponto favorável a Gildeone é a decisão de Jerônimo de não querer entregar a Embasa a nenhum partido político, mesmo que isso contrarie aliados. Assim, ele passaria a ser um nome de consenso, escolhido em sua cota pessoal.