30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Tragédia anunciada! - 03/03/2023, 10:25 - Vinicius Viana - Atualizado em 03/03/2023, 10:52

Massa Fort: Fábrica de cimento funcionava ilegalmente, diz prefeitura

Duas pessoas ficaram feridas e uma morreu após acidente com reservatório de cimento em Salvador

O Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) está com a Massa Fort no radar
O Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) está com a Massa Fort no radar |  Foto: Olga Leiria / Ag A Tarde

Após funcionários da Massa Fort Concreto denunciarem para o Portal Massa! às más condições de trabalho na usina onde ocorreu o acidente com um reservatório de cimento, que tirou a vida do motorista de betoneira, Edvan Oliveira, de 33 anos, a prefeitura de Salvador informou que a empresa não tem alvará de funcionamento.

De acordo com as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Fazenda (Sefaz), a Massa Fort Concretos Especiais não tem autorização para exercer suas atividades na capital baiana desde 20 de janeiro de 2023, em razão da suspensão do alvará de funcionamento.

Na última quinta-feira (1), agentes da Sedur interditaram a sede da Massa Fort na rua Martiniano Bonfim, no bairro do Cabula, em Salvador, mas de acordo com funcionários, que não quiseram se identificar, mesmo com interdição a empresa tem coagido os colaboradores a retornarem aos trabalhos.

Ministério Público do Trabalho entra na jogada!

Inquieta com as denúncias apresentadas pelos funcionários da Massa Fort, a reportagem do Portal Massa! buscou mais detalhes junto ao Ministério Público do Trabalho no Estado da Bahia (MPT-BA) sobre as medidas que vão ser adotadas contra a empresa.

“No inquérito, serão apuradas justamente essas alegações de trabalhadores. A Superintendência Regional do Trabalho deve fazer uma inspeção na empresa para apontar as eventuais falhas no cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho”, indica o MPT-BA por meio de nota.

Reservatório de cimento caiu por cima de três trabalhadores da Massa Fort Concreto
Reservatório de cimento caiu por cima de três trabalhadores da Massa Fort Concreto | Foto: Olga Leiria / Ag A Tarde

Sindicato se manifesta!

O Sindicato dos Condutores em Cargas Próprias do Estado da Bahia (Sintracap-BA) conversou com exclusividade com Portal Massa! sobre o acidente e as denúncias de funcionários contra a Massa Fort. O presidente da organização, Marcelo Carvalho, culpa a empresa pelo ocorrido e afirma que houve falha do governo na fiscalização.

“Essa empresa, por ter cobranças absurdas de produção, vitimou [o motorista de betoneira], que perdeu a sua vida exercendo uma função sob pressão para inauguração [de uma] unidade. É importante ressaltar que todo esse processo que aconteceu na empresa Massa Fort trata-se especificamente do desmonte que foi feito no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no governo passado e que por causa disso a fiscalização deixou de acontecer por falta de efetivo de fiscais de trabalho”, iniciou.

Em seguida, o presidente do Sintracap-BA afirmou que diversas denúncias foram feitas contra as irregularidades e más condições de trabalho na Massa Fort. “Já denunciamos dezenas de vezes essa e outras empresas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), solicitando a ida de um fiscal do trabalho para averiguar a situação insalubre da nossa categoria. Não vamos aceitar jamais que nenhum trabalhador perca a sua vida de forma abrupta, como foi o caso do nosso companheiro de trabalho, que lamentamos”, completou, informando que o corpo jurídico do sindicato está à disposição da família da vítima e da categoria.

exclamção leia também