
Um levantamento realizado pela Climatempo e a Neoenergia Coelba revelou, nesta terça-feira (21), que mais de 73 mil raios atingiram a Bahia nas últimas 48 horas. O mau tempo deve continuar durante a semana toda.
Leia Também:
A previsão indica que o temporal, acompanhado de fortes chuvas e ventos intensos, deve continuar ao longo da semana em várias regiões da Bahia, com maior intensidade nas áreas litorâneas.
As tempestades já causaram queda de árvores e vegetação, além do arremesso de objetos sobre a rede elétrica. Em Ilhéus, no sul do estado, placas metálicas foram lançadas sobre os cabos de energia.
Em Porto Seguro, no extremo sul; Vitória da Conquista, no sudoeste; e Irecê, no norte baiano, foram registradas quedas de árvores de grande porte, que atingiram estruturas e bloquearam vias. O acúmulo de água também provocou alagamentos e dificultou o deslocamento das equipes de atendimento.
“Diante deste cenário, mobilizamos todo o nosso efetivo de profissionais para atender as ocorrências com a maior brevidade possível. Serviços essenciais, como unidades de saúde, educação e fornecimento de água, são prioridade”, explicou Thiago Martins, superintendente técnico da Neoenergia Coelba.
A concessionária de energia informou que manterá o reforço no efetivo de profissionais até que o fornecimento seja totalmente restabelecido. Eletricistas, técnicos e engenheiros seguirão de plantão, 24 horas por dia, para atender às ocorrências com segurança.
Atenção com o mau tempo
Os cuidados com a rede elétrica são essenciais para prevenir acidentes durante períodos de chuva intensa. Diante disso, a concessionária reforçou as orientações de segurança à população.
É importante ficar atento para casos de queda de cabos elétricos, não tocar nem se aproximar, além de manter outras pessoas afastadas. É recomendado que ligue para Neoenergia Coelba pelo número 116. Se a fiação atingir um veículo, permaneça dentro do carro, evite que alguém se aproxime e entre em contato imediatamente com a concessionário e com o Corpo de Bombeiros (193).