24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Xô IST! - 03/05/2025, 19:40 - Da Redação

Mais de 1,2 mil testes rápidos são realizados em abertura da Micareta

Número de atendimentos quase dobrou em relação ao ano passado

Stand de testagem funciona diariamente das 16h às 4h
Stand de testagem funciona diariamente das 16h às 4h |  Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O stand do Governo do Estado de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C contabilizou 1.205 testes realizados em seu primeiro dia de funcionamento durante a Micareta de Feira, nesta quinta-feira (1º).

O número de atendimentos quase dobrou em relação ao ano passado. A estrutura tem capacidade para realizar mais de mil testes por dia, com assistência social e encaminhamento imediato para os casos positivos.

Leia Também:

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), o balanço positivo prova que a estratégia está se consolidando no evento. “Comparado ao primeiro dia da Micareta de 2024, tivemos um incremento de mais de 95%. Isso mostra, inclusive, que já temos um público fiel desde 2023 e uma credibilidade no serviço ofertado”, informou Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.

“Aqui também disponibilizamos uma equipe multiprofissional para aconselhamento ao paciente, onde é possível tirar dúvidas sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Ontem, 24 casos foram diagnosticados através do exame rápido”, completou Eleuzina, destacando ainda que somente no stand, já foram distribuídos mais de 21,6 mil preservativos.

O stand de testagem funciona diariamente das 16h às 4h, na Rua Ari Barroso. Também estão sendo distribuídos 500 mil preservativos, como parte da campanha educativa para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

Ampliação de plantões

Ao todo, foram mobilizados 682 plantões extras para atendimento no Hospital Geral Clériston Andrade e unidades de apoio, com equipes multiprofissionais preparadas para lidar com ocorrências graves durante o período da folia.

O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas está de prontidão, com capacidade para atender até 45 pacientes simultaneamente em caso de emergência de grande porte. As equipes também foram reforçadas durante a festa no Hospital Estadual da Criança (HEC), na Policlínica Regional de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destacou a importância do investimento empregado nos serviços - superior a R$ 2 milhões, para assegurar o cuidado e a prevenção.

“A Micareta de Feira é uma das maiores festas populares do Brasil e, para o Governo do Estado, saúde é prioridade o ano inteiro. Estamos com as equipes mobilizadas, equipamentos entregues ao município e uma estrutura robusta que une prevenção, cuidado e resposta rápida para garantir tranquilidade aos foliões”, disse a secretária.

A Corregedoria da Saúde também atua durante a folia do interior, com fiscalizações nas unidades e verificação das escalas de trabalho, enquanto a Ouvidoria estará disponível pelo número 0800 284 0011 para registrar manifestações e avaliar a qualidade dos atendimentos.

Expansão do atendimento

Além dos plantões extras nas unidades da Sesab, o Governo do Estado também empreendeu esforços para apoiar e fortalecer a rede municipal de saúde de Feira de Santana.

Com investimento de R$ 390 mil, o Estado entregou equipamentos e mobiliários para qualificar o atendimento em dois Postos de Saúde localizados em pontos estratégicos da folia, na Avenida Presidente Dutra.

exclamção leia também