27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

se liga - 25/01/2024, 17:01 - Clara Oliveira

Mais de 100 municípios baianos vão receber vacinas contra dengue; veja

Início de imunização está marcado para o mês de fevereiro

Brasil precisou definir critérios de priorização
Brasil precisou definir critérios de priorização |  Foto: Rogério Vidmantas / Prefeitura de Dourados

Dentre os 500 municípios anunciados pelo Ministério da Saúde beneficiados para receber a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), 115 são baianos. De acordo com a pasta, o início da imunização está marcado para começar em fevereiro, mas não será de maneira uniforme, isso porque, a disponibilidade das doses é baixa.

O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses, com 5,6 milhões compradas do laboratório Takeda e 1,3 doadas. Sendo o primeiro país a oferecer o imunizante na rede pública, o Brasil precisa lidar com a baixa quantidade de doses e precisou também definir critérios de priorização.

Leia Também:

Travessia Salvador-Mar Grande volta a ser suspensa nesta quinta

Codesal solicita demolição do que sobrou de casarão no Comércio

Pastor é acusado de estuprar e engravidar jovem com problemas mentais

Os grupos prioritários são: pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença; os municípios de grande porte, que são aqueles com mais de 100 mil habitantes e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2; e as cidades próximas a esses grandes centros também foram incluídas no que o governo define como "regiões de saúde".

Se liga em alguns municípios que vão receber a vacina:

Salvador, Madre de Deus, Rafael Jambeiro, Lauro de Freitas, São Gonçalo dos Campos, Conceição do Jacuípe, Nova Fátima, Coração de Maria, Teodoro Sampaio, Santo Estêvão, Feira de Santana, Riachão das Neves, Mansidão, Candeias, Itaparica, Luís, Eduardo Magalhães, Barreiras, Jequié, Itaquara, Irajuba, Lafaiete Coutinho, Nova Itarana, Brejões, Iramaia, Jitaúna, Itamari.

Para a imunização completa são necessárias duas aplicações em uma janela de três meses.

exclamção leia também