
O fenômeno conhecido como “Lua cheia do veado” poderá ser observado em todo o Brasil nesta quinta-feira (10), desde que o tempo esteja limpo. O ápice do fenômeno acontece por volta das 17h30 (horário de Brasília), mas o melhor momento para observação será no início da noite, logo após o pôr do sol, quando a Lua surge no horizonte com tom alaranjado.
Leia Também:
O ápice do fenômeno acontece por volta das 17h30 (horário de Brasília), mas o melhor momento para observação será no início da noite, logo após o pôr do sol, quando a Lua surge no horizonte com tom alaranjado.
Não é necessário telescópio para acompanhar o fenômeno, mas o uso de binóculos pode ajudar a ver mais detalhes. O ideal é estar em um local com céu aberto e pouca poluição luminosa.
Além do visual marcante, esta será a Lua cheia mais distante do Sol em 2025, coincidindo com o período logo após o afélio, ponto em que a Terra está mais longe da estrela.
Por que “Lua do Veado”?
O nome vem de tradições indígenas norte-americanas, e se refere à época do ano em que veados machos, no Hemisfério Norte, começam a desenvolver novos chifres.
A Lua cheia de julho também é chamada de “Lua do Trovão”, “Lua das Ervas” e “Lua do Feno”, nomes ligados a eventos naturais e práticas agrícolas em diferentes culturas.