
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (9), o edital do concurso "Redação Nota 1000 Bahia", que vai premiar as melhores produções textuais de estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou equivalente da rede estadual.
A ação foi publicada no Diário Oficial e tem como principal objetivo estimular a leitura, a escrita e a formação cidadã dos jovens, além de contribuir com a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Leia Também:
O concurso é direcionado a alunos regularmente matriculados nas unidades públicas vinculadas aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) da Bahia. Também estão incluídas as modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Escolar Indígena, Comunidades Tradicionais do Campo e Quilombolas, Escolas Famílias Agrícolas e Educação Profissional e Tecnológica, respeitando a diversidade da rede estadual de ensino.
Redações em ciclos mensais
A competição será dividida em cinco ciclos, de julho a novembro, com temas diferentes a cada mês. As redações serão feitas em sala de aula, em horários definidos pela própria escola e sob supervisão de professores indicados.
Cada texto deve seguir o modelo dissertativo-argumentativo, ter entre 20 e 30 linhas, ser inédito e original, e será manuscrito em formulário padrão fornecido pela SEC. A correção será feita com base em critérios unificados, com adaptações para modalidades específicas.
Cada produção pode alcançar até 1.000 pontos, e em cada ciclo serão premiados os três melhores textos. Os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão um notebook e um certificado de reconhecimento emitido pela Secretaria da Educação.
Importante: cada estudante só poderá ser premiado uma vez. Caso tenha mais de uma redação selecionada, valerá a que obtiver a maior nota.
Premiação será em Salvador
A cerimônia de premiação do concurso "Redação Nota 1000 Bahia" acontecerá durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual, previsto para os dias 3 a 5 de dezembro, em Salvador.