24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Fé e história - 10/04/2025, 06:00 - Vitória Sacramento

Livro reúne relatos inéditos sobre Santa Dulce dos Pobres

Obra está à venda por R$ 250, com 100% da renda revertida para a OSID

Obra foi escrita por Maria Rita Pontes, sobrinha da santa
Obra foi escrita por Maria Rita Pontes, sobrinha da santa |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

Um lançamento marcado por emoção, reverência e gratidão celebrou, na noite desta quarta feira (9), a trajetória de amor e serviço de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira. O evento, realizado no Piano Bar do Palacete Tira Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, marcou a estreia do livro 'Santa Dulce dos Pobres: a primeira santa brasileira e sua obra viva', escrito por Maria Rita Pontes, sobrinha da santa e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Leia Também:

Com 272 páginas, a obra reúne depoimentos de nomes consagrados da cultura, da política e da religião, como Fernanda Montenegro, Roberto Carlos, Padre Júlio Lancellotti, Xuxa, Paulo Gustavo, Thiaguinho, Divaldo Franco e Drauzio Varella. O livro é resultado de mais de seis anos de trabalho e foi pensado a partir da canonização de Irmã Dulce, reunindo relatos emocionantes de pessoas que conviveram com a religiosa ou foram tocadas por sua obra.

O livro está à venda por R$ 250, com 100% da renda revertida para a OSID, que acolhe anualmente milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade, como pacientes oncológicos, pessoas com deficiência, moradores de rua e dependentes químicos. A obra pode ser adquirida na Loja Irmã Dulce (Av. Dendezeiros do Bonfim, 161) e, em breve, em versão digital no site loja.irmadulce.org.br.

“Cada página é uma história de amor, fé e gratidão. As pessoas vão se identificar com os relatos, se emocionar com as experiências compartilhadas”, afirmou Maria Rita, durante sessão de autógrafos.

Maria Rita Pontes com seu livro
Maria Rita Pontes com seu livro | Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

A autora destacou ainda os desafios enfrentados na produção do livro. “Foi um trabalho muito delicado, porque cada depoimento exigia autorização, cuidado com as palavras e respeito com a memória das pessoas. Mas valeu cada esforço. É uma celebração da vida e do legado de Santa Dulce, que continua viva por meio de cada história contada aqui”, explicou.

Entre os presentes no lançamento, a cantora Sarajane destacou a importância do legado de Dulce, especialmente para os moradores da Cidade Baixa, onde cresceu. “Eu e Margareth Menezes sempre estivemos ali com ela. Desde criança, a gente acompanhava aquele trabalho tão bonito. Ela deixou ensinamentos que marcaram nossa vida. Eu tenho uma ONG há 29 anos por conta dessa inspiração”, contou.

Cantora Sarajane esteve presente
Cantora Sarajane esteve presente | Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

A publicação também traz fotografias históricas de Santa Dulce e imagens que ilustram a expansão de suas obras sociais na Bahia. Entre os marcos da narrativa está o famoso episódio do galinheiro, onde, em 1949, Irmã Dulce iniciou o acolhimento dos primeiros doentes, símbolo da origem de um dos maiores legados de solidariedade do país.

Para Patrícia Aparecida, jornalista e voluntária do grupo “Amigas de Dulce”, a obra vai além da homenagem. “Santa Dulce transcende o amor incondicional de Deus. Só a manutenção de um hospital que atende 100% SUS e realiza cerca de 3 milhões de atendimentos por ano já diz muito. O livro é um testemunho vivo desse legado que permanece”, pontuou.

Com patrocínio de instituições como a Confederação Nacional do Comércio, Shopping Barra, Neoenergia Coelba e Wilson Sons, o projeto foi realizado pelas Obras Sociais Irmã Dulce em parceria com a Editora VJ.

Imagem ilustrativa da imagem Livro reúne relatos inéditos sobre Santa Dulce dos Pobres
Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

exclamção leia também