26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Respeita as mina - 11/12/2024, 18:47 - Da Redação - Atualizado em 11/12/2024, 19:12

Liberou! Mulheres poderão se alistar no serviço militar em 2025

Iniciativa oferece cerca de 1,5 mil vagas distribuídas em 28 municípios, incluindo Salvador

Alistamento aos 18 anos era exclusivo para homens
Alistamento aos 18 anos era exclusivo para homens |  Foto: Reprodução/ESPECEX

As mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão realizar o alistamento militar voluntário entre 1º de janeiro e 30 de junho. A iniciativa das Forças Armadas oferecerá cerca de 1,5 mil vagas distribuídas em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal, incluindo Salvador. Serão 155 vagas para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica, como foi anunciado pelo Ministério da Defesa.

Leia mais:
Já é Natal! Veja o que abre e fecha durante o feriado natalino
De novo! 'Buracão' interdita rua da UPA de Brotas
Sedur de Feira de Santana alerta empresários sobre golpes com alvarás

Até então, o alistamento aos 18 anos era exclusivo para homens, convocados ou voluntários. A mudança que incluiu as mulheres foi regulamentada em 28 de agosto, abrindo novas possibilidades para o serviço militar.

"Vai trazer às mulheres essa possibilidade de compor a força de trabalho, eu diria até de qualificar ainda mais a força de trabalho que ingressa voluntariamente às Forças. [...] Elas vão poder entrar e conhecer as Forças, e participar de todo esse processo que implica em uma transformação social, uma transformação do caráter da cidadã", disse o subchefe de Mobilização da Defesa, contra-almirante André Gustavo Guimarães.

Para se alistar, as candidatas devem preencher dois critérios: residir em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação e completar 18 anos em 2025, ou seja, ter nascido em 2007. Os documentos necessários incluem certidão de nascimento ou prova de naturalização, comprovante de residência e documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho.

As vagas serão ofertadas para mulheres residentes nas seguintes cidades:

Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP), e Valparaíso de Goiás (GO).

exclamção leia também