25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Reporter Massa

experiência e aprendizado - 01/08/2024, 06:00 - Bruno Dias

Repórter do Portal Massa! vivencia dia de soldado no quartel militar de SSA; confira vídeos e relato

Programa tem a missão de levar setores estratégicos da sociedade civil para conhecer o trabalho do Exército Brasileiro

Programa foi iniciado nesta quarta-feira (31)
Programa foi iniciado nesta quarta-feira (31) |  Foto: Ricardo Sampaio / 6º Batalhão de Polícia do Exército

O último dia do mês de julho começou diferente. Nesta quarta-feira (31), embarquei em uma missão diferenciada e curiosa, no programa “Conheça seu Exército”, uma iniciativa do Exército Brasileiro que, desde 2020, convida setores estratégicos da sociedade civil para conhecer o seu trabalho e as várias frentes de atuação, na teoria e prática. Como um dos diversos convidados, aceitei o desafio e embarquei nesta jornada militar, que começou bem cedo, por volta das 8h, no Comando da 6ª Região Militar do Exército, em Nazaré.

A manhã iniciou-se com uma palestra da Sargento Gladys, mediadora do espaço cultural do Exército. Ela nos contou a história da origem da 6ª Região Militar, embarcando no túnel do tempo, desde o período de 1821, passando pela Independência do Brasil e da Bahia; destacando eventos marcantes, como a Guerra do Paraguai; Guerra de Canudos; o Cangaço; a Proclamação da República; a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, em especial, a Batalha de Pirajá.

Após essa viagem pelo passado, embarcamos para o 6º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), localizado no Imbuí. Por lá, o Coronel Chiarato nos recepcionou e ministrou uma palestra sobre a origem da Polícia do Exército (PE) e as particularidades das suas divisões, com destaque para o primeiro batalhão, criado em 23 de janeiro de 1951, e a evolução de "Military Police (MP)" para "Polícia do Exército (PE)".

Conhecimento importantes

A próxima sessão foi recheada de conhecimento sobre os armamentos e equipamentos. Em uma exposição realizada no pátio do quartel, foram apresentados carros e motos da PE, além dos novos e antigos fardamentos, incluindo capacetes e coletes balísticos. Os militares apresentaram diferentes tipos de armamentos e apetrechos utilizados em missões de segurança, rondas e proteção de autoridades. A teoria deu lugar à prática com uma simulação de como os agentes se preparam para uma situação de emergência.

A parte sobre a perícia militar foi especial, pois, além de explicar na teoria a atuação dos peritos em crimes militares e detalhar o funcionamento de cada aparato usado no processo, foi ministrada uma simulação prática de crime real, com a participação do público para ajudar a desvendar o mistério.

Confira um trecho:

Para finalizar a seção teórico-explicativa, conhecemos a ala dos cães de guerra, que possui 13 ‘dogs’ das raças Pastor Belga, Pastor Alemão, Rottweiler e Labrador, divididos em tipos um e dois. Eles são treinados para missões específicas, como por exemplo busca e captura, detecção, e ataque. Também foi explicado como funciona o treinamento desses animais, que utilizam técnicas e sinais de adestramento.

Aprendizado na prática

Pela parte da tarde, fizemos um intervalo para o almoço, onde fomos direcionados para um setor florestal e aprendemos na prática como esquentar e comer os alimentos militares, em compartimentos chamados de ‘ração’ pelos soldados. Apesar dos perrengues por ser o primeiro contato, foi uma experiência marcante ao ar livre, no meio do mato.

Na sequência, os agentes demonstraram de fato o treinamento dos cães em situações de busca por drogas, obediência aos comandos e ataques a um bandido, em simulações de assaltos.

Veja:

Para fechar o dia, presenciamos uma representação detalhada, realizada por um pelotão, sobre os procedimentos efetuados em situações de manifestação. O encerramento das atividades foi coroado com um lanche recreativo entre os superiores militares e convidados, além da experiência única de retornar escoltado pelos batedores até a unidade de Nazaré, com o sentimento de autoridade pelas ruas.

As atividades do programa “Conheça seu Exército” retornam para mais um dia recheado de aprendizados e ofícios nesta quinta-feira (1º).

exclamção leia também