25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Debutante! - 18/10/2025, 06:00 - Dara Medeiros

Jornal MASSA! debuta em seus 15 anos de sucesso no coração dos baianos

O líder de vendas avulsas na Bahia conta com o carinho dos leitores e jornaleiros ao longo do tempo

Jornal MASSA! completa 15 anos de história
Jornal MASSA! completa 15 anos de história |  Foto: José Simões/Ag A TARDE

Criado com a essência do povo baiano, o Jornal MASSA! conquistou o seu espaço na história do jornalismo com muita informação, responsabilidade e valorização da cultura local. Neste sábado (18), o "debutante" das bancas de jornais completa 15 anos e segue com o compromisso de dar voz às comunidades com um jeito único, popular e irreverente.

Consagrado como o líder de vendas avulsas na Bahia, o MASSA! foi atrás do seu espaço no universo online, e nesta sexta também celebra os três anos do Portal MASSA!, que trouxe ainda mais modernidade e inovação para os leitores que adoram se conectar com as notícias na internet. Hoje, as versões impressa e digital trilham juntas um caminho de muito sucesso.

Leia Também:

Fruto próspero do Grupo A TARDE, que tem um legado memorável de 113 anos, o Jornal MASSA! dominou o coração do público com muita facilidade. É o que garante a leitora fiel Elina Joaquina da Silva, de 67 anos, que acredita que chegada do jornal veio para somar.

Elina Joaquina da Silva, de 67 anos, leitora do MASSA!
Elina Joaquina da Silva, de 67 anos, leitora do MASSA! | Foto: José Simões/Ag A TARDE

Natural da cidade de Jacobina, mas moradora do bairro de Pernambués há muito tempo, ela compra as edições do MASSA! há 11 anos e faz questão de acompanhar as novidades folheando as páginas manualmente.

“Ele veio como o caçulinha do Jornal A TARDE, e eu compro mesmo. A gente não pode deixar as coisas boas acabarem, nem todo mundo quer o digital, não precisa ser tudo no celular, não pode tirar tudo das pessoas assim, porque tem pessoas que não têm acesso às redes sociais”, declarou.

Dona Elina não abre mão de ler minuciosamente cada parte do jornal para se manter por dentro do que rola na capital e no interior. “Gosto de ver o meu Bahia, as manchetes e até as partes criminais. A gente nunca pode deixar de ficar atualizada, porque a gente precisa ver tudo, não só o bom, mas ver também opções de trabalho, a parte da saúde. Tudo é importante de se ler e ver”, pontuou.

Dona Elina gosta de ler as notícias no jornal impresso
Dona Elina gosta de ler as notícias no jornal impresso | Foto: José Simões/Ag A TARDE

Uma característica marcante do MASSA!, que fez Elina Joaquina se encantar pelo produto, são as tradicionais promoções e os brindes. “Quando tinham os selos, eu comprava, tirava as figurinhas, juntava durante a semana e na segunda-feira eu trocava. Eu tenho panelas, pipoqueira, tantas coisas... Eu comprava muito, fui uma consumidora mesmo e tenho panelas até hoje”.

Gerações de família no Subúrbio se sustentam e realizam sonhos vendendo jornais

O jornaleiro Edgar Sampaio, de 56 anos, acompanhou o trabalho do pai na venda de jornais impressos ainda quando era criança e se espelhou no legado da família para escolher a profissão que seguiria na vida. Ele e os familiares herdaram a primeira banca de jornais do Subúrbio de Salvador, localizada em Periperi, e logo expandiram o empreendimento para mais duas unidades no bairro.

“Minha família vende jornais há uns 45 anos ou mais, foi a primeira banca da Suburbana, próxima ao trem. Nós pegávamos jornal na Calçada, porque naquela época o jornal não vinha para a Suburbana, então íamos de madrugada, pegávamos o primeiro trem, buscávamos na mão do Sr. Agenor e trazíamos para cá para Periperi”, relembrou.

Aspas

Meu pai criou sete filhos vendendo jornal. Meu pai e minha mãe, mais os sete filhos, foram nove pessoas ao todo. E vivíamos bem, porque vendíamos muito jornal

Família Sampaio vende o Jornal MASSA! há muitos anos
Família Sampaio vende o Jornal MASSA! há muitos anos | Foto: José Simões/Ag A TARDE

Edgar Sampaio acompanhou a dinâmica das bancas antes e depois do surgimento do Jornal MASSA! e confirma o fenômeno que observou com os próprios olhos. “Foi inovador, porque além do preço ainda mais acessível, tinha fotos de mulheres de biquíni e o pessoal gostava muito disso. A linguagem é diferente, ficou mais acessível para o povo. Tinha também brindes, tinha CDs e DVDs que vinham, então o pessoal comprou muito e foi muito bom, combateu o rival”, brincou.

Atualmente, o jornaleiro cuida da Banca Sampaio da Rua Frederico Costa, onde também vende, compra e revende livros usados, enquanto a irmã e o sobrinho são responsáveis pela Banca Sampaio da Avenida Afrânio Peixoto.

Aspas

Além de vender, sempre li também, como leio até hoje. Todos os dias eu leio, eu acho que é o único vício que eu tenho é de ler jornais

Depois de tantos anos na banca, Edgar se sente feliz por ser jornaleiro. “O povo vinha comprar, ficava lendo, batendo papo, falando de futebol, de política. Então, para mim, a minha vida toda foi essa aqui vendendo jornal, vendendo livros, na porta de uma escola cheia de crianças maravilhosas, então os pais acabam vindo comprar e, além de comprar, vira amizade. Pra mim é gratificante”, descreveu.

O Jornal MASSA! sempre terá seu espaço na vida dos baianos

Imagem ilustrativa da imagem Jornal MASSA! debuta em seus 15 anos de sucesso no coração dos baianos
Foto: José Simões/Ag A TARDE

A relação com o jornal impresso também marcou a trajetória de outro jornaleiro apaixonado pela profissão. Adailton Urbano do Nascimento, de 34 anos, é conhecido por todos como Galego. Ele é colaborador da Banca Mouraria, em Nazaré, e começou a trabalhar com jornal em 2009, por influência do primo que já atuava na área. Desde então, não largou mais o ofício.

Mesmo com o avanço da tecnologia e o crescimento da leitura digital, ele acredita que o papel ainda tem seu valor e deve ser um aliado do mundo virtual, não inimigo: “A gente sempre incentiva a pessoa a voltar a ler jornal, que é importante. Tem muita gente que tenta seguir a internet, mas chega falando que não consegue, que está lendo uma coisa e passa para outra. E pelo jornal é diferente, é papel”, destacou.

Galego, colaborador da Banca Mouraria, em Nazaré

Para o trabalhador, o segredo para continuar vendendo o Jornal MASSA! impresso está na combinação entre valor acessível e conteúdo relevante. “As notícias boas que saem, futebol e outras notícias do dia a dia, ainda saem coisas sobre signos. E o preço também compensa”, opinou.

Com uma longa experiência na profissão, Galego já consegue identificar quando o movimento será maior ou menor. Ele afirmou que até o resultado dos jogos de futebol influenciam no fluxo de pessoas que irão às bancas. “Se o Bahia ganha, a venda sai muito. Quando o Vitória ganha também. As pessoas gostam de ver esporte. Quando o time ganha, querem ver mais”, explicou.

Outro ponto que o profissional notou é que muitos leitores procuram as edições impressas por terem dado entrevistas, depoimentos ou relatos. O espaço interativo do MASSA! é tão amplo que muitas famílias conseguem contribuir de alguma forma e podem se ver nas manchetes: “Às vezes sai uma notícia, uma reportagem, aí ele vem atrás do jornal para visualizar a si mesmo”.

É com esse propósito de representar o cotidiano e valorizar histórias reais que o Jornal MASSA! completa os seus 15 anos de circulação com muito orgulho. O jornal seguirá em frente levando notícias com leveza e proximidade.

Niver do MASSA!

A comemoração pelos 15 anos do Jornal MASSA! vai ser na Estação da Lapa, com uma festa aberta para geral. A resenha terá shows, distribuição de brindes e muita diversão!

O evento vai acontecer no próximo ‘sextou’, no dia 24/10, a partir das 16h. A apresentação vai ficar sob o comando de Adan Nascimento e Giovanna Rimola.

Se tem festa, não pode faltar música! Grandes artistas baianos irão agitar a galera.

exclamção leia também