24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Tradição e fé - 09/07/2025, 05:45 - Silvânia Nascimento

Irmandade dos Homens Pretos lança festejos no Pelourinho

Celebração foi iniciada com a apresentação do Coral da Polícia Militar

Festividades só encerram em outubro
Festividades só encerram em outubro |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

A Irmandade dos Homens Pretos lançou nesta terça-feira (8) os festejos em homenagem aos 340 anos da Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo, na Igreja Nossa Senhora dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador.

A celebração foi iniciada com a apresentação do Coral da Polícia Militar que convidou as pessoas presentes a cantarem, junto com os músicos da corporação, o Hino 2 de Julho.

Leia Também:

Conforme informado por William Justo, Prior da Irmandade dos Homens Pretos, ainda em comemoração aos 340 anos, uma série de atividades à população será realizada até o mês de outubro.

“As festividades só encerram em outubro, que é de fato na festa da Excelsa Padroeira Nossa Senhora do Rosário. Agora, no mês de julho, serão atividades culturais todas as terças-feiras, das 16h às 17h. Vamos ter, por exemplo, o coral de alunos do CPM Dendezeiros. No mês de agosto teremos a feira de saúde, também pensando nesses 340 anos, além de algumas atividades voltadas para a ancestralidade como rodas de conversa e palestras”, contou em entrevista ao MASSA!.

Imagem ilustrativa da imagem Irmandade dos Homens Pretos lança festejos no Pelourinho
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Na oportunidade, ele detalhou a relevância da Irmandade dos Homens Pretos. “Ela nasce, justamente, da luta pelos escravizados da época. E, de lá para cá, as suas atividades e a sua luta tiveram um reconhecimento até para a própria igreja. Em 2 de julho de 1899, a Irmandade é elevada à categoria de Ordem Terceira pelo trabalho social que ela já fazia”.

Representando

Presente na celebração, a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães, enalteceu o papel da Irmandade dos Homens Pretos.

“A Irmandade tem um papel fundamental em todo o processo de construção da liberdade da população negra, que é uma grande saga. Foram quase 400 anos de escravização e uma luta que se atualiza o tempo inteiro. Aqui, esse ponto, nesse Centro Histórico que conta de forma tão abrangente a história da resistência negra no estado da Bahia, é uma casa que acolhe os movimentos de forma geral da luta antirracista, que celebra essas datas que são de muita simbologia e que continua tendo um papel ativo na sociedade”, destacou.

"Durante o longo do ano inteiro estamos presentes aqui porque consideramos a Irmandade uma peça fundamental nessa grande rede de instituições que fortalecem a população negra para continuar lutando”, completou Ângela.

Imagem ilustrativa da imagem Irmandade dos Homens Pretos lança festejos no Pelourinho
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

exclamção leia também