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Conhecimento - 17/07/2025, 22:57 - Da Redação

Instituto entregará mais de seis mil livros em escolas da Bahia

Proposta é promover a leitura como ferramenta central do processo de alfabetização de crianças entre 6 a 11 anos

Projeto doará livros em 125 escolas no Brasil
Projeto doará livros em 125 escolas no Brasil |  Foto: Divulgação

O Instituto FEFIG, que busca resolver o gargalo da educação básica no Brasil, dará início neste mês de julho à entrega de livros paradidáticos, em escolas públicas pelo país, por meio do projeto "Culturando a Alfabetização". O primeiro estado a receber os kits será a Bahia.

A proposta é promover a leitura como ferramenta central do processo de alfabetização de crianças entre 6 a 11 anos. Serão entregues 6.315 mil livros em sete municípios baianos, sendo eles: Caculé, Abaíra, Malhada de Pedras, Mortugaba, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora e Paramirim.

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“Estes livros foram o resultado de uma curadoria muito grande, com o objetivo de trazer os livros que realmente vão ajudar no processo de alfabetização de todas as crianças do nosso programa 'Culturando a Alfabetização'", afirma Luiz Fernando Figueiredo, presidente do Instituto Fefig.

Ao todo, o projeto beneficiará 125 escolas no Brasil em estados como Rio Grande do Norte, Tocantins e Piauí, envolvendo 1.209 turmas e impactando diretamente 25 mil estudantes do Ensino Fundamental I.

“Cada turma receberá um mini acervo literário com 15 livros cuidadosamente selecionados, com foco na valorização da literatura e dos autores brasileiros, trazendo histórias envolventes, coloridas e culturalmente ricas. A ideia é garantir o contato diário e constante das crianças com obras de qualidade, despertando o prazer pela leitura desde os primeiros anos escolares”, conta Bartholomeu Silva, Superintendente Executivo do Instituto Fefig.

A iniciativa também alia o incentivo à leitura com uma gestão pedagógica eficaz. A partir de indicadores concretos e acompanhamento mensal, será possível monitorar o avanço de cada estudante rumo à alfabetização plena. Com isso, o projeto busca fortalecer políticas públicas de alfabetização, conectando literatura, cultura e acompanhamento técnico-pedagógico nas redes públicas de ensino.

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