A primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Ruy Barbosa, no Hospital Regional (HRB), completou um mês de início efetivo dos serviços. Desde 4 de setembro até o dia 4 de outubro, quando foi registrado o primeiro atendimento, foram recebidos 62 pacientes, via Central Estadual de Regulação, originados de 15 cidades baianas.
Com 10 leitos equipados com tecnologia de ponta, incluindo um sistema de terapia renal substitutiva (hemodiálise), a unidade também recebe pacientes nefrológicos. Nesse período, inclusive, foram realizadas 32 sessões de hemodiálise. De exames, foram mais de 400, sendo 361 de laboratório, 35 raio-X e 15 tomografias.
Leia também: SUS soma mais de 150 mil atendimentos decorrentes de osteoporose
Após ser encontrada ferida em hotel, atriz deixa a UTI
A UTI, inaugurada no último dia 30 de agosto, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, é mais um equipamento de saúde para atender a população baiana, através de convênio com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Foram investidos cerca de R$ 5 milhões, visando a regionalização da saúde, e a unidade tem capacidade para oferecer assistência integral de média e alta complexidade, com resolutividade. Além disso, com ampliação do serviço e implantação de novos leitos, foram gerados aproximadamente 100 novos empregos.