O Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal de Salvador resgatou, na madrugada deste sábado, 31, mais de 150 ovos de tartarugas. A constatação aconteceu próximo a Arena Daniela Mercury, no bairro da Boca do Rio, mesmo local onde está sendo realizado o Festival Virada da capital baiana.
No decorrer do trabalho no festival, equipes da Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob) entenderam que uma tartaruga fez a desova na faixa de areia da praia de Armação. Sendo assim, elas acionaram a Guarda Civil Municipal, que também estava no evento.
De modo geral, os ovos foram encaminhados para o Projeto Tamar, na Praia do Forte, em Mata de São João. Na localidade, eles foram colocados em um local seguro até que fosse feito o nascimento dos filhotes.
Leia Mais
Caminhonete capota e mata duas pessoas; outra fica ferida
Família procura por mulher que tem transtornos mentais
Mãe e filho morrem em acidente de carro na Bahia
Conforme o supervisor Robson Pires, de outubro a março, acontece a desova de tartarugas marinhas na extensão da orla marítima de Salvador, onde cinco espécies de tartaruga depositam seus ovos.
“São animais que levam cerca de 25 anos para realizar a primeira desova, sendo Salvador um dos poucos locais no Brasil em que as tartarugas fazem seus ninhos", afirmou.
Ao perceber essas questões, o cidadão deve manter o afastamento do contato com o animal e sequer tocar nos ovos depositados na areia. De imediato, é necessário acionar imediatamente a GCM, através do número 71 3202-5312.