
Faltando cerca de três meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes ainda não iniciaram sua preparação. Pensando nisso, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou o projeto Terceirão Pré-Enem, uma iniciativa que visa oferecer uma segunda chance para reforçar os estudos e garantir melhores resultados na prova.
O projeto vai beneficiar, inicialmente, mais de 12 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio, matriculados em 107 escolas estaduais de tempo parcial, distribuídas em 70 municípios baianos.
Leia Também:
Com foco no fortalecimento da preparação dos estudantes da rede pública, as aulas serão gratuitas e voltadas para os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, áreas estratégicas por dialogarem com todas as demais do conhecimento. As atividades começam no dia 11 de agosto e acontecerão de duas a três vezes por semana, sempre no contraturno das aulas regulares. As inscrições devem ser feitas até hoje, pelo site upt.educacao.ba.gov.br/terceirao.
Em Salvador, as aulas serão conduzidas por monitores universitários da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com o programa Universidade para Todos (UPT), que viabiliza a contratação de instituições de ensino superior — tanto estaduais quanto federais — para a execução dos cursos preparatórios.
“Escolhemos trabalhar com esses dois componentes curriculares por conta da sua abrangência e relevância nas avaliações externas. Os descritores de português e matemática estão presentes em todas as áreas do ENEM”, explica Rosa Helena, diretora da Superintendência da Educação Básica (SUPED).
A oferta, neste primeiro momento, é voltada exclusivamente para estudantes do ensino de tempo parcial. Segundo Rosa Helena, essa decisão considera a extensa carga horária já cumprida pelos alunos do tempo integral, o que inviabiliza a inclusão deles nesta fase do programa.
A ação será implantada nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do Sisal, Litoral Sul, Bacia do Rio Grande, Litoral Norte e Agreste Baiano, Portal do Sertão, Recôncavo, Médio Rio de Contas e Região Metropolitana de Salvador. No NTE Sisal, por exemplo, 2.512 estudantes de 21 escolas serão atendidos. Já no Recôncavo, o número chega a 1.487 alunos, distribuídos em 20 unidades escolares.
A metodologia adotada será intensiva e diversificada, com o objetivo de revisar conteúdos, engajar os estudantes e prepará-los para o ambiente do exame. “Estamos a apenas três meses do Enem, e nosso desafio é identificar o estágio de aprendizagem dos alunos para oferecer uma preparação efetiva. Além disso, vamos orientá-los sobre o pós-ENEM, como as inscrições no SISU e os prazos para ingresso no ensino superior”, reforça Rosa Helena.