
Com 998 vagas disponíveis, o processo seletivo do vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) terá inscrições entre 20 de agosto e 23 de outubro. Os candidatos poderão escolher entre 47 opções de cursos de graduação, distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
Leia Também:
Além da inscrição, também poderá ser solicitada a isenção da taxa. No entanto, para ter esse direito assegurado, é necessário seguir algumas exigência, como:
- ter cursado os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio em escolas públicas;
- servidores da Uesb e seus dependentes; funcionários de empresa terceirizada que estejam servindo à Uesb;
- estagiário de nível médio da Uesb, com contrato em vigência até o último dia de solicitação;
- servidores efetivos das outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes;
- e alunos do Universidade Para Todos. Além disso, o candidato não pode ter diploma de curso de graduação.
Caso não seja contemplado por nenhuma dessas opções, o candidato deverá pagar uma taxa no valor R$ 110. O pagamento deve ser feito até o primeiro dia útil subsequente ao encerramento das inscrições.
As provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
Modalidades
Metade das vagas de cada curso são destinadas à “Ampla Concorrência”. A outra metade integra a “Reserva de Vagas”, modalidade voltada para estudantes que cursaram do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública municipal, estadual ou federal.
Dessas vagas reservadas para esses estudantes de escola pública, 70% são destinadas a candidatos que se autodeclarem negros (pretos e pardos) e 30% para os demais. Contudo, os candidatos aprovados nas vagas para negros deverão passar pela Comissão de Heteroidentificação da Instituição no ato de matrícula, com o objetivo de validar sua autodeclaração de identidade étnico-racial e garantir a integridade dessa Política de Ação Afirmativa.