
Os candidatos que se inscreveram para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), em especial aqueles que prestarão o certame pela primeira vez, e seguem nos preparativos para as provas, ainda podem aproveitar os próximos 60 dias para focar nos estudos.
Com mais de 761.528 inscrições, 65.602 delas na Bahia, o CPNU 2, que vai ofertar 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades, promete ser bem concorrido. Das oportunidades, 3.144 são para nível superior e 508 para nível intermediário.
Leia Também:
Para os candidatos que estão no processo de estudos, o MASSA! traz nesta matéria dicas e orientações listadas pelo o professor e master coach, Alan Vinícius, fundador do Acerte Concursos.
Quando questionado sobre por quais assuntos os inscritos devem começar a estudar, Alan destacou que o primeiro passo é entender o bloco escolhido pelo candidato.
“É importante que o aluno defina exatamente qual bloco temático está mais atrelado à linha do que ele já vem estudando. Então, é fundamental esse entendimento do grau de afinidade do estudante com determinados conteúdos, bem como analisar a linha das oportunidades das vagas distribuídas por esses blocos”, aconselhou.

Diferente dos concursos tradicionais, o CNU divide os cargos em nove blocos temáticos, agrupando áreas de atuação governamental com afinidades. Sobre para quais disciplinas a atenção precisa ser mais direcionada, o professor fez um alerta. "Os eixos de nível superior do 1 ao 7, são os que apresentam um maior peso. Então, o foco deve ser nessas disciplinas”.
Professor deixa mais dicas
Ainda em entrevista ao MASSA!, o professor deixou outras orientações. “Aqueles que vão fazer a prova pela primeira vez é fundamental focar na organização dos estudos a partir de cinco aspectos base. Isso envolve subdividir em disciplinas, temas, subtemas, o tipo de estudo, ou seja, dividir em assunto, momento de estudar teoria, momento de resolver questões, momento de efetuar revisões, bem como o tempo para cada uma destas etapas, dessas atividades a serem desenvolvidas. Quem já estuda para concursos públicos há mais tempo, é importante que entenda o nível de conhecimento de cada tema e de cada disciplina dentro dos eixos temáticos”, disse.