
A Lagoa do Abaeté, em Itapuã - bairro de Salvador -, será palco, neste domingo (30), da terceira e última ação de 2025 do Salva Itapuã, projeto comunitário de prevenção a afogamentos, que vem sendo realizado ao longo do ano com crianças e adolescentes do bairro. A atividade acontece das 8h às 12h e deve reunir cerca de 60 participantes.
Leia Também:
As ações incluem palestras, oficinas, competições e atividades recreativas voltadas para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Todo o conteúdo é adaptado à faixa etária e segue as diretrizes do programa Sobrasa, com foco em educação, prevenção e redução do número de afogamentos na capital.

Objetivos
O projeto, que tem como propósito educar jovens sobre os riscos presentes em praias, piscinas e até recipientes com água dentro de casa, já realizou duas edições neste ano. A primeira ocorreu em janeiro, na praia de Piatã, e contou com a participação de aproximadamente 40 crianças. A segunda estava programada para outubro, mas precisou ser adiada por conta da chuva e acabou sendo realizada no dia 8 de novembro.

O mentor do Salva Itapuã, Ariobaldo Arandiba dos Santos, de 54 anos, sinaliza a importância do projeto, que já se espalhou por outros bairros de Salvador. "A gente tem que ter um propósito que é educar, educar as crianças, adolescentes, como se comportar na praia, quando chegar em um clube, até mesmo comportamento dentro de casa, porque o afogamento não está restrito só praia, só piscina, lagoas, rios e lagos. Afogamento também acontece dentro de casa. A cada três dias no Brasil, uma criança morre afogada dentro de casa, em baldes, vasos sanitários, qualquer recipiente com água", finalizou.
