27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Defesa - 28/08/2024, 10:51 - Da Redação - Atualizado em 28/08/2024, 11:18

Forças Armadas permitirão alistamento feminino; saiba se é obrigatório

Medida passa a valer a partir de janeiro do próximo ano

Anúncio será oficializado na manhã desta quarta-feira
Anúncio será oficializado na manhã desta quarta-feira |  Foto: Divulgação / Exército Brasileiro

O governo federal oficializou nesta quarta-feira (28) as regras para o alistamento feminino nas Forças Armadas do Brasil, que será permitido a partir de 2025. O anúncio será oficializado pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, ainda nesta manhã, durante a cerimônia em comemoração aos 25 anos do Ministério da Defesa (MD), marcada para as 11h.

Leia também:Que preju! Guri quebra vaso raro de 3.500 anos em museuMais de 6 mil vagas: confira edital do Vestibular 2025 da Uneb

Diferentemente dos homens, que são obrigados a se alistar ao completar 18 anos, o alistamento das mulheres será voluntário, destinado àquelas que tiverem interesse em ingressar no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica.

Atualmente, as mulheres só podem ingressar nas Forças Armadas a partir dos cursos de formação de suboficiais e de oficiais, mas a partir de 2025, poderão se alistar aos 18 anos, um direito que, até então, era exclusivo dos homens.

Segundo as regras detalhadas no Diário Oficial da União (DOU), o período de alistamento para as mulheres voluntárias será de janeiro a junho do ano em que completarem 18 anos. A seleção obedecerá a critérios específicos estabelecidos pelas Forças Armadas e poderá incluir múltiplas etapas, entre elas, a inspeção de saúde, que contará com exames clínicos e laboratoriais para garantir que as candidatas estejam aptas ao serviço militar.

Vale ressaltar que, também diferente dos homens, as mulheres que forem selecionadas não terão estabilidade no serviço militar e, após o término do serviço ativo, serão transferidas para a reserva não remunerada das Forças Armadas.

exclamção leia também