Estudantes do Colégio Estadual Professor Diomar Silva Brito, localizado no município de Mirante, no sudoeste da Bahia, alcançaram reconhecimento nacional na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) com foguetes desenvolvidos com materiais reciclados.
Leia mais:
Coelba acaba com mais de 15 toneladas de cabos irregulares na Bahia
Bahia cresce 60% e lidera turismo internacional no Nordeste
Vai brotar? Encontro Estudantil da Rede Estadual começa nesta terça
A equipe Foguetaço, formada por Breno Risério Meira e Sofia Pereira Casaes, ambos de 16 anos, atingiu o alcance máximo de 412 metros com o foguete. Já a equipe GZN, composta por Mirelle Oliveira Santos, de 17 anos, e Luan Fernandes Barros, de 18, destacou-se com um alcance de 344 metros.
"Desde que comecei a me interessar por Ciência e Astronomia, surgiram muitas oportunidades, como participar deste evento, que foi a melhor experiência da minha vida. Nos preparamos durante meses com o apoio do professor Jefferson, que sempre acreditou no projeto e nos incentivou a ir além. O suporte do Governo da Bahia também foi essencial para viabilizar nossa participação", afirma Sofia Casaes.
Segundo Jefferson José dos Santos, professor de Física e Química da escola, o êxito dos estudantes reflete o esforço coletivo da comunidade escolar. "Desde o início do ano, a gestão e a coordenação pedagógica abraçaram o projeto, que foi elaborado de acordo com as regras da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), especialmente para a etapa prática, direcionada à Mobfog", explica.
Promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada científica experimental voltada para alunos do Ensino Fundamental e Médio.