A Operação Rede Legal, realizada pela Neoenergia Coelba na última semana, resultou na remoção de 15,6 toneladas de cabos irregulares de telefone e internet em seis municípios da Bahia.
A iniciativa tem como objetivo organizar a fiação instalada de forma irregular nos postes da distribuidora em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus e Barreiras.
Além disso, a Neoenergia Coelba anunciou a extensão da operação por mais uma semana nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro.
Leia mais:
Três pessoas são presas por usarem 'gatos' de energia na Bahia
Hollywood baiana? Salvador vai ganhar Polo Audiovisual no Subúrbio
Mais de 50 profissionais participaram da ação, inspecionando 822 postes em apenas cinco dias, entre 9 e 13 de dezembro. Durante essas inspeções, foram removidas mais de mil caixas de telefonia e internet instaladas de forma irregular nas estruturas da distribuidora. Esses equipamentos, além de estarem em desacordo com as normas, são apontados como os principais causadores de incêndios na fiação.
Outro foco da operação foi promover a regularização das empresas que utilizavam os postes de forma inadequada, sem autorização. Ao longo da semana, foram realizados 148 atendimentos aos proprietários das operadoras e firmados 93 termos de compromisso para o cadastro e regularização dessas empresas.
Como resolver essa situação?
A Neoenergia Coelba estima que 91% das empresas que estão homologadas pela Anatel para atuarem na Bahia estão irregulares. Estas operadoras não seguem os critérios técnicos e de segurança, causando prejuízos à população.
Para mudar esse cenário, a Neoenergia Coelba realiza ações como a Operação Rede Legal e possui um canal de atendimento direto, pelo e-mail [email protected], para que as prestadoras que ainda atuam de forma irregular possam se regularizar.