
A tradicional Feira de São Joaquim, em Salvador, ganhou novos tons de arte e emoção, nesta segunda-feira (25), quando 15 feirantes fizeram do local um palco para apresentar a performance cênico-musical “As águas de São Joaquim”, resultado do projeto Vozes da Feira, idealizado pela Wilson Sons, que opera a logística portuária do local.
Leia Também:
O lançamento coincidiu com o Dia do Feirante e marcou o início de uma série de apresentações abertas ao público que acontecerão nos próximos dias, de forma itinerante, na Feira de São Joaquim.
Entre julho e agosto, os participantes tiveram aulas de teatro nopPíer da feira, ministradas pelo ator e diretor Jorge Washington (Bando de Teatro Olodum), pela atriz e diretora Luciana Souza e pelo cantor e compositor Dão Black.
As oficinas buscaram não apenas ensinar técnicas artísticas, mas também estimular a autoestima e dar espaço às histórias que atravessam o cotidiano da feira, exatamente o que foi apresentado no espetáculo.

“Esse projeto é um privilégio para a Wilson Sons porque reafirma nossa relação de longa data com a feira e com esse grupo, em sua maioria mulheres negras que sustentam suas famílias por meio do trabalho aqui. Mais do que arte, é sobre dar voz a quem já constrói diariamente a cultura desse espaço”, destacou Wagner Ramos, coordenador de responsabilidade social da empresa.
As apresentações itinerantes de “As águas de São Joaquim” continuam nos dias 27 e 29 de agosto e 3 de setembro, às 15h.
Grande experiência
Para o ator e professor Jorge Washington, a experiência reafirmou o poder transformador do teatro. “Muitas dessas mulheres passam o dia inteiro na feira e ainda assim se jogaram nos ensaios no final da tarde. O resultado é emocionante, porque mostra que o teatro pode acontecer em qualquer lugar”, disse.
Uma das protagonistas do espetáculo é a feirante Jacira Ramos, que não se inscreveu oficialmente, mas, dona de uma irreverência contagiante, foi convidada pelo professor para integrar o grupo. “Eu nunca nem tinha ido ao teatro, estava com medo de não dar certo, mas deu. Foi maravilhoso”.