
A última fase das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizada no domingo (16), mas quem acabou ficando de fora por causa de problemas logísticos, desastre natural ou doença infectocontagiosa terá a chance de pedir uma nova aplicação. O prazo começa nesta segunda-feira (17) e vai até 12h da próxima sexta-feira (21), sempre no horário de Brasília.
Leia Também:
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), haverá somente uma reaplicação do Enem. De acordo com o órgão, “todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro".
Se ligue em como solicitar
O pedido deve ser feito na Página do Participante. Para isso, o candidato precisa:
➡️ Acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;
➡️ Entrar na Página do Participante utilizando o login da plataforma Gov.br;
➡️ Enviar um documento legível, em português, que comprove o motivo da ausência;
➡️ Verificar se o documento apresenta a data correspondente ao dia perdido da prova.
Justificativas aceitas
Candidatos que moram em áreas atingidas por desastres naturais terão a reaplicação garantida. Também poderão pedir nova prova aqueles que enfrentaram falhas de estrutura no local de aplicação ou ficaram impossibilitados de participar por doença infectocontagiosa.
Entre as doenças previstas no edital do Enem 2025 estão:
🤒 Tuberculose
🤧 Coqueluche
😷 Difteria
🦠 Doença invasiva por Haemophilus influenzae
🧬 Doença meningocócica e demais meningites
🐾 Varíola
🐒 Varíola dos macacos (monkeypox)
🫁 Influenza humana A e B
🧒 Poliomielite por poliovírus selvagem
👁️ Sarampo
🌸 Rubéola
🟤 Varicela (catapora)
🫨 Covid-19
Para fins de reaplicação, são considerados problemas logísticos situações como desastres naturais que afetem a estrutura do local de prova, queda de energia que impeça a visibilidade adequada ou qualquer falha de procedimento que comprometa o exame.
Análise dos pedidos
Cada solicitação será avaliada individualmente pela equipe do Inep. Somente após a aprovação do documento comprobatório o candidato estará autorizado a participar, e o inscrito realizará apenas a prova referente ao dia em que ficou impossibilitado de fazer a aplicação regular.
