
Você sabia que doar plaquetas pode salvar vidas? Esse tipo de doação ainda é pouco conhecida, e muitas pessoas só percebem sua importância quando um problema de saúde grave atinge elas ou alguém próximo.
Leia Também:
As plaquetas são fundamentais para a coagulação do sangue e indispensáveis no tratamento de pacientes com câncer, em cirurgias, transplantes, doenças do sangue e até em casos de dengue hemorrágica. Como podem ser armazenadas por apenas cinco dias, os estoques nos bancos de sangue vivem em alerta, exigindo doações frequentes para garantir o atendimento a quem mais precisa.
No GSH Banco de Sangue de Salvador, a situação é preocupante. Segundo Érica Santana, líder de captação da unidade, os estoques estão críticos. “A urgência ocorre todos os dias. Apenas uma doação de plaquetas equivale de 7 a 8 doações de sangue. É um procedimento seguro, que faz muita diferença na vida do outro”, explica.
A coleta de plaquetas é feita por meio da aférese, um processo em que o sangue é retirado, filtrado para a coleta apenas das plaquetas, e os demais componentes retornam ao organismo do doador. Essa técnica permite reunir, de um único voluntário, uma quantidade suficiente para atender um adulto, sem prejudicar sua saúde. Todo o procedimento dura cerca de 90 minutos e pode ser feito até quatro vezes por mês, com intervalo mínimo de 48 horas.
Apesar de seguro, o procedimento ainda é pouco conhecido. Para se tornar doador, é preciso passar inicialmente por uma doação de sangue convencional. Caso esteja apto, o voluntário será convocado após 30 dias para realizar a doação de plaquetas.
De acordo com a Fundação Hemoba, a média mensal de doações no estado é de apenas 73, número bem abaixo da necessidade atual de 105. Em 2024, foram registradas 872 doações. A coleta por aférese está disponível no Hemocentro Coordenador, em Salvador, e na UCT de Juazeiro. Ainda este ano, a expectativa é que o Hemocentro Regional de Vitória da Conquista passe a oferecer o procedimento.
Os períodos de festas, férias e feriados agravam ainda mais a escassez. Enquanto muitos estão focados no lazer, a demanda hospitalar não diminui, e pode até crescer devido ao aumento de acidentes nas estradas.
“Convidamos que você, doador de sangue, seja também um doador de plaquetas e participe dessa corrente do bem. Hoje você doa, mas amanhã pode ser você ou alguém da sua família que esteja precisando”, reforça Érica Santana.
O GSH Banco de Sangue de Salvador funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, na Av. São Rafael, 2152 – São Marcos (Hospital São Rafael). O local conta com estacionamento gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3281-6295 ou WhatsApp (71) 99718-8708.