Após a denúncia da professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e influenciadora digital Bárbara Carine contra a escultura de uma mão negra segurando um produto de limpeza, na Avenida Oceânica, no bairro de Ondina, o objeto foi removido do local durante essa terça-feira (5).
Por meio das redes sociais, a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, compartilhou uma foto do momento em que a peça foi retirada. "Racistas em Salvador não passarão!!! Removida", escreveu na legenda.
Leia Também:
Ferretti fala de "primeiras ações" como presidente e teme rebaixamento
Trabalhador tem Kombi roubada e bandido tenta chantageá-lo
Desaparecida: adolescente mudou de comportamento por causa de amizades
A peça promocional foi alvo de revolta nas redes sociais e levantou inúmeros questionamentos sobre racismo, visto que a escultura era representada por uma mão negra segurando um frasco de um multiuso desengordurante da marca Ypê.
Por meio de nota, a empresa afirmou que a campanha era inspirada em personagem Mãozinha, da "A Família Addams", e que ação já rodou por São Paulo e Campinas.
Confira a nota na íntegra
A peça Mãozinha, exposta em Salvador/BA, remete ao icônico personagem norte-americano Mãozinha, da "A Família Addams", baseado no filme dos anos 90. O personagem protagoniza uma campanha lançada em outubro na qual o Mãozinha limpa a casa da “Família Addams”. A ativação itinerante faz parte da ação de comunicação que contemplava, além da escultura do personagem, totem eletrônico com pôster da campanha e ambientação em abrigo de ônibus. A exposição também passou por São Paulo e Campinas e já foi encerrada.