
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão aplicadas neste domingo (9), em 1.804 municípios de todas as 27 unidades da federação. Apenas as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, não realizarão as provas nesta data devido à realização da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
Leia Também:
Com a aplicação se aproximando, os candidatos devem utilizar o sábado para organizar os itens necessários e ajustar os horários. O objetivo é evitar atrasos, já que os portões fecham pontualmente às 13h (horário de Brasília). As provas do primeiro dia terão início às 13h30 e se encerrarão às 19h.
Abaixo seguem as principais orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, sobre documentação, materiais permitidos e as regras de conduta durante a aplicação.
Documentação e materiais
Para ter a entrada na sala autorizada, o candidato deve apresentar um documento oficial de identificação com foto e válido, seja no formato físico ou digital. Não serão aceitos prints de tela ou fotos dos documentos. Entre os documentos aceitos estão a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, e-Título, CNH ou RG, desde que apresentados nos aplicativos oficiais do governo federal (Gov.br ou CNH Digital), que devem estar previamente instalados no celular.
É recomendado que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, disponível na Página do Participante. Este documento contém informações cruciais como local de prova e número de inscrição.
A prova deve ser respondida exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Candidatos com atendimento especializado para transtorno do espectro autista podem usar caneta colorida transparente apenas nas marcações do caderno de questões, mas o Cartão-Resposta deve ser preenchido apenas com tinta preta.
Proibições e itens a guardar
Qualquer tipo de consulta a livros, manuais impressos ou anotações é proibida. Óculos escuros, protetores auriculares, bonés, chapéus e materiais de papelaria (como lápis, borracha ou régua) devem ser guardados no envelope porta-objetos fornecido, assim como a caneta não transparente.

O envelope porta-objetos também é o local obrigatório para guardar todos os equipamentos eletrônicos (como celulares, smartphones, tablets, relógios, alarmes, fones de ouvido e câmeras), que devem ser desligados. O envelope deve ser mantido lacrado, identificado e debaixo da cadeira, desde a entrada até a saída definitiva da sala. O porte de armas e o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros ou drogas ilícitas são vetados.
Conduta na sala de prova
Lanches e medicamentos necessários são permitidos, desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala. Candidatos que usam artigos religiosos como véu ou quipá também poderão ter esses itens submetidos à vistoria.
A partir das 13h, o candidato não pode se comunicar, ou tentar se comunicar, com qualquer pessoa que não seja da equipe de aplicação. Além disso, só é permitido ausentar-se da sala de provas acompanhado por um fiscal. Para a saída definitiva da sala, é necessário ter cumprido um tempo mínimo de duas horas de prova. O uso do banheiro após o fechamento dos portões exige o acompanhamento de um fiscal e uma nova identificação do candidato ao retornar à sala.
Para levar o caderno de questões, o participante deve se retirar da sala de forma definitiva somente nos últimos 30 minutos que antecedem o horário oficial de término da prova (após as 18h30). O Cartão-Resposta e a folha de redação não podem ser retirados em nenhuma hipótese.
Provas
O primeiro dia do Enem 2025 inclui a resolução de questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da Redação, que exige um texto dissertativo-argumentativo.
