
Nervosismo, ansiedade e muita expectativa fazem parte da rotina dos 4,8 milhões de estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025. Às vésperas do primeiro dia de prova, que ocorrerá neste domingo (9), muita gente fica na dúvida sobre como revisar os conteúdos na reta final para alcançar uma boa nota e conquistar a aprovação.
Leia Também:
Para o professor Eric Barretto, que tem 16 anos de profissão e leciona as disciplinas de química e matemática, o ideal é que os candidatos foquem em resolver questões das provas anteriores para compreenderem melhor o padrão das perguntas e testarem o conhecimento.
“Nesse momento, eu acho que a revisão de assunto talvez não seja ideal. O melhor agora é fazer questão, porque você entende o padrão da prova e, sabendo o padrão, qualquer tipo de questão que vier você sabe como resultar”, orientou.

Outro ponto que Eric mencionou é estar de olho no que acontece no mundo e refletir sobre os problemas atuais da sociedade, pois ainda nas matérias de ciências exatas, como química, esses assuntos estarão presentes nos enunciados da avaliação.
“As questões de identificação são muito tranquilas. Tem que saber bem as funções inorgânicas, que são ácidos, bases, sais e óxidos, principalmente para calagem de solo, controle de pH e problemas ambientais, porque a gente vai ter sempre queimadas, CO₂ que está aumentando efeito estufa… Tem que pensar também no aquecimento global, como a gente pode minimizar ou mitigar esses problema”, explicou o professor.
O que os alunos estão fazendo na reta final?

A estudante Anna Vitória, de 17 anos, aluna do Colégio Estadual Gov. Lomanto Júnior, em Itapuã, vai fazer o Enem pela primeira vez e abriu o coração sobre o misto de sentimentos que surgiu nos dias que antecedem a prova.
É bem complicado, né? Porque é a primeira vez, tenho bastante medo, também receio, mas é só querer que consegue.
Anna Vitória

Nestes últimos momentos, a estudante tem participado de aulões preparatórios para o exame e assistido videoaulas em casa, um dos métodos de estudo que mais funcionam para ela, para reforçar tudo aquilo que aprendeu. “Está ajudando bastante a estimular a mente”, contou.
O sonho de Anna é se tornar policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) no futuro e, para isso, ela terá que percorrer um caminho de muito estudo, preparação e dedicação.
É ter bastante foco e bastante determinação também. É preciso querer para conseguir conquistar o que a gente quer

Jovem reconhece importância do Enem para mudar de vida
Fazendo o famoso ‘terceirão’ no Colégio Estadual Luís Viana, em Brotas, o estudante Cauê Matos, de 17 anos, refletiu sobre a importância de fazer o Enem e dar continuidade aos estudos após a conclusão do Ensino Médio.
“Fazer o ENEM hoje em dia é essencial para qualquer aluno, principalmente alunos da rede pública, né? Que é ocupar, literalmente, nossos lugares”, falou ele em entrevista ao MASSA!.

Com a chegada do fim de semana da prova, o coração começou a acelerar. Consciente de que a aprovação é o primeiro passo em direção a faculdade, o jovem divide o nervosismo com a felicidade de estar tão perto de se tornar universitário, assim como os amigos que estudaram com ele ao longo dos anos.
“Eu estou ansioso um pouco, nervoso ao mesmo tempo. É a segunda vez que eu vou fazer o ENEM. Fiz no ano passado e vou fazer esse ano, mas dessa vez é pra valer. É um mix de emoções incrível, e estar com o pessoal da minha sala é incrível demais”, declarou.

Cauê quer ser um grande chef de cozinha e ter o próprio restaurante. Apaixonado por estudar, ele já pensa em fazer outra faculdade no futuro para acumular o máximo de conhecimento possível e prosperar com seu empreendimento: “Eu quero cursar gastronomia, quero abrir minha própria empresa e eu estava vendo também que eu quero fazer administração”.
Treineiros também estão com altas expectativas para a prova

Os alunos mais novos que vão fazer o Enem para conhecer adquirir experiência são chamados de treineiros. Apesar de não realizarem a prova com o peso da responsabilidade da busca pela aprovação, as expectativas para descobrir como é prestar o vestibular são altas.
Os amigos Gabriela Miranda, de 15 anos, e Luiz André, de 16, cursam o 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Oliveira Brito, em Fazenda Grande II, e estão animados para a avaliação.

“Desde quando a minha mãe falou que eu ia fazer, eu estou estudando um monte para o Enem, para tirar uma nota boa, né? Mas não só nota, porque a gente vai para entender mais como vai ser a prova. Estou muito ansiosa”, contou Gabriela, que quer ser advogada.
Luiz André ainda não decidiu a profissão que quer seguir, mas acredita que o desempenho no Enem vai ajudar identificar quais áreas do conhecimento ele se identifica mais, facilitando essa escolha.

“Pra gente vai valer mesmo no terceiro ano, daqui a dois anos. Eu ainda não pensei muito bem no que quero ser, eu tenho várias opções, só que ainda estou em dúvida em qual”, revelou.
Primeiro dia de provas
O Enem 2025 acontecerá nos próximos dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro. De acordo com informações do Governo Federal, o estado da Bahia contabilizou 428 mil inscritos, o que coloca o estado como o terceiro com o maior número de candidatos do Brasil.
Os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham às 13h. A aplicação das provas começa às 13h30 e encerra às 19h.
