
“Se você ficar parado, você enferruja”, conta José Rosenvaldo, de 82 anos, que usa regularmente a internet para trabalhar e estudar. José é parte de um movimento cada vez mais comum de pessoas da terceira idade no estado que são adeptos da internet.
Tanto que a Bahia teve o segundo maior crescimento absoluto de internautas no país de 2023 para 2024, com um aumento de mais 408 mil pessoas acessando a internet, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Qual a população que alavancou esse número? Os idosos representam quase metade (45,6%) dos novos usuários online.
Leia Também:
O envelhecimento da população, que gera a maior presença de idosos em diversas estatísticas e o maior acesso a essas tecnologias, que acontece também por conta da popularização de serviços públicos de provimento de wi-fi, através do programa Conecta Bahia do Governo do Estado, são as razões para tal crescimento. Com o investimento de R$12 milhões, foram instalados 375 pontos de conexão wi-fi em mais de 180 municípios baianos durante a primeira fase da iniciativa pública nos anos de 2023 e 2024.
Esses equipamentos foram distribuídos em praças públicas, prédios estaduais e também comunidades tradicionais, como quilombos, aldeias indígenas e povoados rurais. Na fase atual do Conecta Bahia, que começou em setembro de 2024, estão sendo implantados mais 750 novos pontos nos próximos três anos, conforme o secretário de ciência, tecnologia e inovação da Bahia (Secti), André Joazeiro. Conforme os dados mais atualizados do IBGE, 88,5% da população de 10 anos ou mais de idade possui acesso à internet na Bahia.
O desafio para alcançar toda a população está em zonas em que a infraestrutura de telecomunicações é limitada ou inexistente, especialmente zonas rurais, comunidades quilombolas e outras. “Os desafios técnicos para levar a conectividade a zonas rurais ou remotas da Bahia são a topografia, extensão territorial, custo da infraestrutura, que envolve torres de transmissão, cabos de fibra óptica e mais”, afirma André Joazeiro.
População idosa
Em 2024, 11,7 milhões de pessoas de 10 anos ou mais utilizaram a internet na Bahia, o que representa 9 em cada 10 pessoas, ou 88,5% da população. O número representa um crescimento de 3,6% em comparação com 2023; são mais 408 mil pessoas acessando a internet - das quais quase metade são idosos. A supervisora de disseminação de informações do IBGE na Bahia, Mariana Viveiros, explica essa maior presença da terceira idade no digital.
“A população está envelhecendo, como outros indicadores demográficos do próprio IBGE mostram. Então, quanto mais pessoas idosas a gente vai tendo, elas vão também se tornando mais representativas nas subpopulações. E é o caso que está acontecendo, por exemplo, nessa questão do acesso à internet”, indica. Ela reforça que isso está somado à presença cada vez mais constante da internet em todos os processos diários.
Bahia lidera crescimento e ainda enfrenta exclusão digital
A taxa de crescimento na Bahia (+3,6%) continuou superior à nacional - os mais 408 mil internautas, entre 2023 e 2024. Pelo terceiro ano consecutivo, a Bahia teve o 2º aumento absoluto mais expressivo entre as 27 unidades da Federação. Os idosos como José são 13,6% do total de internautas baianos. Ainda assim, pouco mais da metade dos que não acessaram a internet em 2024, na Bahia, eram pessoas com 60 anos ou mais. Homens com baixa instrução são o perfil desse grupo, que aponta “não saber como usar” a principal motivação para estar offline.
No caso de José Rosenvaldo, de 82 anos - já citado acima -, a internet é uma aliada nos processos diários. Desde o uso do telefone para pesquisas mais simples até a realização de pesquisas para trabalho e estudo no computa, até o uso de inteligência artificial.
“Se você ficar parado, enferruja. Toda máquina enferruja, o cérebro é assim também. Continuo trabalhando, continuo estudando, evolui junto com as técnicas e a facilidade que o mundo digital dá”, comenta. Ele reforça que mais pessoas de sua idade devem adotar o uso da internet e de outras tecnologias para se manterem ativos.