30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Folia que não tem idade - 10/02/2025, 07:00 - Vitória Sacramento* - Atualizado em 12/02/2025, 16:11

Concurso Realeza Momesca exalta protagonismo feminino na terceira idade

Idosas brilham na folia no Largo Quincas Berro D’Água

Maria Crispina dos Santos, rainha da terceira idade, Aristotelina do Espírito Santos, princesa da terceira idade e Carmelita de Santana, miss simpatia da terceira idade
Maria Crispina dos Santos, rainha da terceira idade, Aristotelina do Espírito Santos, princesa da terceira idade e Carmelita de Santana, miss simpatia da terceira idade |  Foto: Shirley Stolze | AG. A TARDE

A terceira idade está curtindo a vida como nunca antes foi visto, e a prova disso, foi a final do 4º Concurso Realeza Momesca da Melhor Idade que reuniu 10 mulheres com idades entre 61 e 91 anos no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, para eleger a nova corte momesca do Bloco Quero Ver o Momo.

Leia mais:
Bloco da Saudade irá homenagear escolas de samba no Carnaval 2025
De volta ao auge: pagodão chega forte para ganhar a música do Carnaval

Nomeado como “Baile Esperando o Momo”, o evento, realizado na tarde de domingo (9), celebrou o protagonismo feminino na folia carnavalesca ao som das marchinhas da Orquestra de Rua Recordar e do samba de roda do artista O Pretinho.

Este ano, a competição teve como tema “O Legado: Empoderamento Feminino no Carnaval” e coroou Maria Crispina dos Santos, de 64 anos, como Rainha Momesca. Baiana de acarajé do Largo do Rosário, ela expressou sua surpresa e gratidão pela vitória.

“Foi um processo de muita criatividade, desde a escolha do figurino até a preparação. Não esperava vencer, mas só tenho a agradecer a Deus, aos jurados e à equipe de produção. Agora é me preparar para desfilar no Carnaval”, disse.

Maria Crispina, a ganhadora
Maria Crispina, a ganhadora | Foto: Shirley Stolze | AG. A TARDE

O figurino de Maria foi criado por Joaquim, coordenador da Casa dos Idosos, e feito de materiais recicláveis. A coroa foi entregue pela vencedora do ano passado, Jussy Sodré. Além da Rainha, Aristotelina Passos foi eleita Princesa e Carmelita de Santana recebeu o título de Miss Simpatia.

O corpo de jurados foi composto pelo multiartista Portella Açúcar, pela representante do Bloco da Saudade, Tanise Almeida, e pela produtora cultural Thelma Chase, que ressaltou a importância de valorizar a terceira idade no Carnaval. “Nós temos a mesma vitalidade, os mesmos desejos e a mesma vontade de celebrar a vida. Quem vai envelhecendo não deve ficar de fora da folia. Esses blocos são essenciais para mantermos essa tradição e mostrarmos que ainda temos muito a contribuir”, afirmou Chase, que já foi jurada em outras edições.

Cris Santana, produtora cultural e presidente do Bloco Quero Ver o Momo, explicou que a criação do concurso surgiu do desejo de inserir pessoas idosas em atividades culturais ao longo do ano. “O Carnaval é associado à juventude, mas a terceira idade também tem vitalidade e experiência. Nosso bloco resgata as marchinhas e a cultura dos carnavais antigos, e esse evento fortalece a autoestima dessas mulheres”, destacou.

Cris Santana, presidente do Bloco Quero Ver Momo
Cris Santana, presidente do Bloco Quero Ver Momo | Foto: Shirley Stolze | AG. A TARDE

As vencedoras do concurso formarão a corte momesca do bloco e desfilarão pelo Circuito Batatinha no dia 2 de março, às 16h, levando ancestralidade, empoderamento e alegria às ruas do Centro Histórico. Os abadás seguem à venda na plataforma Ticket Maker e no Balcão Samba Vivo, no Shopping Piedade.

*Sob a supervisão da editora Kenna Martins

exclamção leia também