28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

39 anos de tradição - 06/02/2025, 18:00 - Da Redação

Bloco da Saudade irá homenagear escolas de samba no Carnaval 2025

Grupo irá desfilar três dias durante a folia momesca em Salvador

Bloco da Saudade desfilará nos circuitos Osmar e Batatinha

O Bloco da Saudade, que completa 39 anos de tradição em 2025, levará para as ruas de Salvador o tema “O Samba que Ecoa na Bahia – Memórias das Escolas de Samba de Salvador”. Será uma celebração das escolas que ajudaram a moldar a identidade cultural da cidade, com uma homenagem especial ao G.R.E.S. Juventude do Garcia, uma das mais emblemáticas agremiações do Carnaval soteropolitano.

Leia também:
Bloco Pagode Total comemora 25 Carnavais na famosa "Quinta do Samba"
Me Deixe à Vontade: concurso definirá rainha do bloco para PDCs

O grupo desfila nos dias 1º (sábado) e 3 de março (segunda), do Campo Grande ao Pelourinho (circuitos Osmar e Batatinha), e no dia 4 de março (terça-feira), do Santo Antônio Além do Carmo ao Pelourinho (Circuito Batatinha).

A escolha do tema destaca a importância das escolas de samba como pilares na preservação do samba e na afirmação da identidade afro-brasileira. A homenagem à Juventude do Garcia é ainda mais significativa, pois muitos integrantes da banda do bloco têm raízes no bairro do Garcia, como o Mestre Chico, que comanda a percussão.

“O Bloco da Saudade nasceu para manter vivas as histórias que marcaram nossa festa. Este ano, vamos ecoar o samba que moldou a alma de Salvador, homenageando as escolas que mantiveram essa tradição viva”, afirma Aniz Cabral, fundador do bloco.

Imagem ilustrativa da imagem Bloco da Saudade irá homenagear escolas de samba no Carnaval 2025
Foto: Divulgação

O desfile conta com alas que representam símbolos icônicos das escolas de samba: mestre-sala e porta-bandeira, baianas, passistas e a velha guarda, que terá a presença especial de João Barros, ex-presidente da Juventude do Garcia. A fantasia deste ano traz as cores azul e branco, com detalhes dourados e prateados, além do tradicional chapéu panamá, elementos que resgatam a estética clássica do samba.

A Banda da Saudade é a maior de sopro e percussão da folia baiana e garante o ritmo contagiante do desfile, sem trio elétrico, valorizando o autêntico samba de chão. O grupo embala foliões e associados de todas as gerações com sambas clássicos e músicas da MPB, resgatando a essência do verdadeiro Carnaval de rua.

As fantasias já estão à venda e vêm acompanhadas de um brinde exclusivo: uma toalhinha personalizada do bloco.

exclamção leia também