
O sorteio eletrônico do Programa Universidade para Todos (UPT), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), foi realizado nesta sexta-feira (4) e disponibilizou 20.100 vagas para 27 Territórios de Identidade da Bahia, distribuídas em 218 municípios baianos.
Leia Também:
A validação do resultado será feita pela instituição, juntamente com as universidades parceiras, a partir deste sábado (5) até o dia 11 de abril. Os resultados individuais poderão ser consultados pelos candidatos no dia 15 de abril, acessando o site upt.educacao.ba.gov.br, com login e senha.
De caráter classificatório, o sorteio eletrônico ocorreu na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, de forma aleatória e equitativa. Foi utilizado o sistema informatizado da instituição, com o acompanhamento de técnicos do órgão e de representantes de algumas das universidades públicas parceiras.
A coordenadora do UPT, Patrícia Machado, destacou a importância do programa para o acesso à universidade.
“O UPT é uma política que vai contribuir e favorecer o processo de aprendizagem dos nossos estudantes e, também, preparar todos aqueles da rede estadual que estão no último ano do Ensino Médio e os que são egressos para que possam se preparar para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, disse.
Os candidatos selecionados e classificados dentro da oferta de vagas que atenderem aos requisitos do programa serão matriculados automaticamente no Programa UPT 2025, conforme edital, levando em consideração as opções formuladas pelo candidato no ato da inscrição, quanto ao município, ao turno e à modalidade de oferta. O candidato que não for contemplado com a vaga entrará no cadastro reserva. As aulas do UPT serão iniciadas no dia 22 de abril.