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Batidão - 12/06/2024, 09:56 - Amanda Souza

Com foco no amor, Codecon fiscaliza lojas queridinhas dos românticos

Estabelecimentos comerciais com alta demanda no Dia dos Namorados receberam uma visitinha da Diretoria

Balanço apontou mais de
70 vistorias realizadas e
sete notificações
Balanço apontou mais de 70 vistorias realizadas e sete notificações |  Foto: Otávio Santos / Secom PMS

Os corações estão batendo mais forte neste 12 de junho - e os bolsos mais fracos! É Dia dos Namorados, uma das datas que mais movimenta o comércio no Brasil, e entre chocolates e rosas, tem equipes atentas para garantir que o consumidor não seja lesado.

Termina nesta quarta-feira (12) a Operação Dia dos Namorados, da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), ação que teve como objetivo garantir que as ofertas dos estabelecimentos que têm alta demanda neste período, como motéis, docerias, floriculturas e sex shops, não estivessem praticando abusos contra o consumidor.

Até o último balanço divulgado pela Codecon, 74 estabelecimentos haviam sido vistoriados. Desses, sete foram notificados por irregularidades como ausência de preço nos produtos, ausência de validade e higiene inadequada.

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Talita Vilarinho, diretora-geral da Codecon, explica que “Os estabelecimentos são selecionados através de amostragem e em resposta às denúncias recebidas”. Ainda segundo Talita, as infrações mais encontradas nesse período são produtos expostos com ausência de preço e da data de validade.

Como sempre existem os atrasadinhos que deixam para comprar o presente do amado de última hora, ainda dá tempo de pegar dicas para não ser lesado na hora de escolher o item. “Um ponto crucial é conhecer a política de troca de cada loja, já que os estabelecimentos não são obrigados a trocar itens sem defeito”, indica Talita.

Como ficam as lojas notificadas?

Quando as lojas são vistoriadas, se for encontrada uma infração leve e se esta for a primeira ocorrência, a loja é notificada e tem um prazo de até dez dias para regularizar o problema encontrado. Se o problema persistir ou a infração for recorrente ou grave, o estabelecimento é autuado e, posteriormente, uma multa é aplicada.

O valor dessa multa pode variar entre R$ 900 e R$ 9 milhões. Talita Vilarinho reforça que o consumidor pode ser um aliado dessa fiscalização. “ O consumidor pode nos acionar se identificar qualquer irregularidade. Estamos prontos para atender todas as denúncias”.

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