O amor é um exercício diário de vários atributos, como respeito, perdão, compreensão, companheirismo e especialmente renúncia. O ato de amar traz com ele desafios e nem os casais mais admirados estão livres das partes amargas da vida a dois, como é o caso da cantora baiana Alanna Sarah, mais conhecida como A Dama do Pagode, e a influenciadora digital Gabriela Messy.
Juntas há 2 anos e 6 meses, A Dama e Gabi se tornaram símbolos de representatividade para muitas pessoas desde que decidiram dar uma chance para a relação das duas, seja por fazerem parte da comunidade LGBTQIAPN+, seja por viverem um romance afrocentrado. Mas grandes e dolorosos acontecimentos nos últimos meses as transformaram também em uma representação de um amor que respeita, renuncia, se entrega e espera o tempo que for.
Em um bate-papo exclusivo com o Portal MASSA!, elas abriram as portas de casa e do coração para falar sobre as dores e as delícias de ser um casal que não se curva diante das adversidades e deixa o amor estar no centro de tudo.
A primeira pedra no caminho
Assim como em todos os filmes, séries e livros românticos, o começo de um amor costuma ser mágico também na vida real. A fase inicial da paixão é enlouquecedora, ao ponto dos corações apaixonados desejarem gritar para os quatro cantos do mundo que encontraram o seu par. Porém, no caso da Dama e Gabriela Messy, as coisas não puderam ser dessa forma.
Apesar de estarem apaixonadíssimas uma na outra e certas de que gostariam de passar o resto da vida juntas, a influencer digital ainda não havia conversado sobre a orientação sexual com a família e aguardava o momento ideal para isso. Ela estava prestes a anunciar que encontrou o grande amor da vida dela para os pais, quando teve esse momento roubado por uma pessoa que 'passou na frente' e revelou que Gabriela e a Dama do Pagode eram um casal.
Literalmente me empurraram do armário
Gabriela Messy
Na época em que contou que estava namorando, a blogueira recebeu muito apoio e felicitações da galera que acompanha o trabalho dela nas redes sociais, mas sofreu bastante com a falta de aceitação da família: "Não sofri ataque em relação as pessoas das redes sociais não, muito pelo contrário! As pessoas que me acompanham me receberam de braços abertos, cuidaram de fato de mim, só que o problema meu foi mais familiar".
A situação foi completamente diferente com A Dama, que foi apoiada pelos parentes e fãs desde que falou que estava com a Gabi. A cantora acredita que esse acolhimento natural foi uma consequência dela sempre declarar publicamente que se relacionava com mulheres. "Desde quando eu surgi como artista eu sempre deixei muito claro a minha orientação sexual, então isso nunca foi uma dúvida perante as pessoas", contou.
As duas disseram ao Portal MASSA! que compreenderam a reação de 'choque' deles, especialmente pela forma em que a notícia foi contada, e que tudo foi se ajeitando com o passar dos meses, ao ponto de hoje todos se darem super bem, virando uma família unida.
"Realmente foi um processo, né? Tem aquela frase clichê 'tudo tem seu tempo'", falou Gabriela. "Dá para entender que para eles foi um processo bem complicado, só que hoje, graças a Deus, a gente tá bem, unidos demais, tá tudo em paz", concordou A Dama do Pagode.
Cumplicidade, renúncia e desafios
Nem tudo são dores, muito pelo contrário. O relacionamento entre a Dama do Pagode e Gabriela Messy foi se fortalecendo e elas decidiram juntar as escovas, passando a morar juntas e dividir a vida de uma forma mais intensa. As duas apoiaram os projetos pessoais e profissionais uma da outra com muito empenho, além de sempre trocarem declarações e afetos. Pouco a pouco, o casal conquistou o coração de milhares de fãs na internet.
No começo deste ano, A Dama e Gabi anunciaram que o amor delas havia se multiplicado em dois pequenos frutos, pois elas haviam decidido ser mães e geraram gêmeos através da barriga de Gabriela. O anúncio público foi feito pelo cantor Xanddy, durante a 'Melhor Segunda Feira do Mundo', em fevereiro. A felicidade era enorme e muitas outras pessoas se atraíram pela história delas, passando a acompanhá-las para ver a construção de uma família. Porém, pouco tempo depois, elas sofreram a perda gestacional por um aborto espontâneo.
Gabriela Messy explicou que sempre sonhou em ser mãe e estava extremamente realizada com a chegada dos filhos quando viu tudo o que sempre idealizou desabar. "Foi muito difícil, uma das piores fases da minha vida, porque eu tinha tudo e eu perdi tudo", desabafou.
A perda dos bebês foi, e continua sendo, um "trauma" para ela e para A Dama. No momento em que a fatalidade aconteceu, a cantora de Pagodão Baiano não conseguiu estar próxima para apoiar Gabi, porque estava em iniciação aos Orixás, processo também conhecido popularmente como "fazer santo". Ela já havia definido ter um recomeço, um "reset" total na vida após passar por um período difícil de depressão.
Diante de tudo isso, as duas tiveram que lidar com a situação separadas, de maneiras bem diferentes. "Foi um momento em que eu precisava muito dela, que eu queria muito estar com ela, e tive que me manter forte sozinha, sabe?", contou Gabriela.
A Dama explicou que queria estar perto, especialmente nesse momento tão delicado, mas já havia decidido fazer a iniciação antes de tudo acontecer: "Foi um processo doloroso para ambas as partes, só que eu já tinha dado esse passo da minha iniciação, da minha feitura. Ela perdeu os bebês, eu já ia entrar, se ela não tivesse perdido, a gente já tinha concordado que eu ia entrar da mesma forma. A gente estava preparando uma 'cama' para que ela não ficasse só e tivesse todo o apoio nesse momento, então eu acredito mesmo longe, eu estava com ela em todo tempo, sabe? Em pensamentos, em espiritual, tudo aquilo, mas eu sei que foi tudo muito mais doloroso para ela porque eu estava no sagrado, eu abdiquei de tudo".
Professando a mesma fé, as duas são do Candomblé e compreenderam a importância da decisão que A Dama havia tomado. Enquanto a artista abria mão da própria dor e do anseio em amparar a companheira para se entregar àquilo que acredita, a influenciadora digital renunciou a própria vulnerabilidade e o auxílio que precisava para apoiar a escolha da esposa.
"Desde que eu entrei, eu sempre tive o apoio dela, né? Apesar de que quando eu estava lá dentro a gente não tinha contato, mas ela tava aqui me fortalecendo em tudo o que eu precisava para quando eu saísse estar tudo organizado. então eu consegui dar esse passo porque ela estava ali me apoiando, é uma coisa que eu ia ter que passar, como eu tenho esse um ano de resguardo agora, e ela entende, respeita, e ela tá vivendo esse processo, é tempo. três meses pra isso, três meses para aquilo, um ano para aquilo outro, então ela vem vivendo esse tempo comigo, ela vem esperando com toda paciência, amor, carinho e respeito, então é isso que faz a gente forte o tempo inteiro", disse A Dama ao Portal MASSA!.
Um amor que resiste, se renova e inspira
Atualmente, elas estão se apegando a fé para seguir em frente. No entanto, um novo desafio apareceu: o resguardo. Após fazer o santo, A Dama do Pagode tem algumas restrições a serem cumpridas ao longo do ano, e isso acaba recaindo sobre Gabriela também. Por exemplo, elas não podem se beijar ou ter relações sexuais até que o período estabelecido termine.
Apesar de tudo o que estão enfrentando nos últimos tempos, A Dama e Gabi Messy se fortalecem no próprio amor que nutrem uma pela outra e aguardam com muita paciência para que tudo se direcione ao seu devido lugar, em uma versão ainda melhor.
O amor é sacrifício, então quando a gente ama alguém, a gente tem que abdicar de algumas coisas e respeitar o processo que não é só dela. A partir do momento em que ela fez, acaba sendo nosso
Gabriela Messy
Elas olham com admiração para aquilo que elas estão construindo e se sentem bem em poder servir de exemplo para outros casais. "A gente sempre tenta passar para as pessoas da internet que o amor cura, o amor salva", declarou A Dama do Pagode.
Daqui para frente, elas almejam viver um dia após o outro. "O futuro a Deus pertence, então a gente não quer pensar em futuro, a gente quer deixar acontecer", finalizou.