O prato não poderia ser outro. No Dia de São Cosme e Damião, comemorado nesta sexta-feira (27), o cardápio servido na abertura oficial do décimo Restaurante Popular Vida Nova, em Pernambués, tinha que ser o tradicional caruru. A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) entregou à população do bairro e comunidades vizinhas o equipamento localizado no Largo da Ventosa, no final de linha. O restaurante, totalmente adaptado e com acesso especial para Pessoas com Deficiência (PCD), ofertará em média 400 refeições gratuitas ao dia.
Veja também:
Caruru em comemoração aos 60 anos da Feira de São Joaquim acontece no sábado
Caminhada em Ondina lembra Dia Nacional dos Surdos
O idoso cadeirante Jorge Cruz, 77 anos, foi um dos primeiros a chegar para inauguração do novo equipamento. Morador do bairro de Pernambués, ele comemorou a chegada unidade, bem pertinho de casa.
“Para mim está sendo um presente. Uma maravilha saber que vou me alimentar bem ao lado de onde moro”, revelou. Antes de ser servido, ele comentou sobre a escolha acertada para o cardápio de inauguração. “Estreando com chave de ouro. Comida baiana. Que maravilha!”, disse enquanto acompanhava a montagem do prato com caruru, vatapá, feijão fradinho, xinxim de frango, farofa de azeite de dendê, arroz e banana.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, destacou a relevância da política de segurança alimentar adotada na capital baiana nos últimos anos. “Hoje, Salvador ganha o décimo Restaurante Popular Vida Nova para fornecimento de alimentação digna, balanceada e nutritiva. Para nós, é uma alegria entregar esse equipamento que tem como o principal objetivo combater a fome em uma comunidade muito carente e que precisa tanto”, frisou o titular da pasta.
Somado aos nove equipamentos espalhados pela cidade, a nova estrutura baterá a marca de 4,4 mil pratos servidos diariamente. Batizados de Vida Nova, os demais restaurantes estão em operação nos bairros de Pau da Lima, São Tomé de Paripe, Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, Mares, São Cristóvão e Valéria.
“É uma política pública efetiva, sabemos da grandiosidade de um restaurante como esse. Cada espaço desse que entregamos faz a diferença na vida de milhares de pessoas carentes. Com certeza, iremos ampliar para outros bairros”, garantiu Magalhães.
Qualidade - Moradora do final de linha do bairro, a cozinheira Ana Beyoncé, 69 anos, que hoje vende geladinhos, também comemorou a entrega do equipamento na região onde mora. Ela conta já ter trabalhado em alguns restaurantes famosos e assegura que a comida dos restaurantes populares tem a mesma qualidade e sabor.
“Já comi em outros que têm na cidade, e o tempero é de primeira. Fiquei alegre demais quando soube que teria um aqui bem próximo da minha casa. Para mim é uma ‘mão na roda’. A cesta básica está cara e não tenho como comprar tudo que preciso para o almoço. Aqui acho tudo do bom e prontinho”, comentou a senhora.
Refeição balanceada
A Coordenadoria de Saúde Alimentar (Cosan), ligada à Sempre, é responsável pelo acompanhamento nutricional dos restaurantes populares. Para a coordenadora de setor, Karine Santos, o cardápio montado para inauguração do espaço foi preparado de maneira muito especial. “Hoje temos dupla celebração: festa para entregar o equipamento à população e caruru para celebrar o Dia de Cosme e Damião, que é uma tradição tão forte em Salvador”, pontuou.
As mais de 4 mil refeições servidas diariamente também são preparadas com muito cuidado, levando em consideração o equilíbrio nutricional necessário para o prato consumido no almoço. “Sabemos que em muitos casos é a única refeição completa do dia, por isso, servimos pratos com todos os nutrientes, vitaminas, carboidratos, e tudo que uma refeição balanceada precisa”, afirmou a nutricionista.