A maior feira a céu aberto da Bahia está em clima de festa. A Feira de São Joaquim comemora seus 60 anos com uma grande celebração aberta ao público, no Pier da Feira, na Cidade Baixa, neste sábado (28), a partir das 14h. O tradicional Caruru da Feira, que já faz parte da identidade cultural do local, será acompanhado por shows gratuitos para o público, além da distribuição da iguaria preparada com dez mil quiabos.
O evento deste ano será mais do que especial, com grandes nomes da música baiana, como Beto Jamaica, lenda do pagode com o grupo É o Tchan, e bandas de samba, como Swing do Fora, Grupo Movimento, Eduardinho Fora da Mídia e Samba Trator.
Para Nilton Ávila, mais conhecido como Gago da Feira, presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, a festa vai além da música e da gastronomia. “Esse caruru começou com meu pai, nos anos 70, e se tornou uma tradição. Hoje, comemoramos não só o aniversário da feira, mas também a resistência de quem lutou para manter esse espaço vivo. A feira não é só comércio, ela é cultura, é social, é pertencimento”, afirmou.
A Feira de São Joaquim, reconhecida como ponto turístico desde 2014, é, além de um espaço comercial, um centro cultural, que reúne desde alimentos até artigos religiosos de matriz africana, além de bares e restaurantes.
*Sob supervisão da editora Kenna Martins