O primeiro sábado de 2024 foi de lamentação para um homem. No último dia 6 de janeiro, ao se envolver em uma confusão, o porteiro Edmar Santos Costa morreu após ficar desacordado em uma estação de metrô da capital baiana. Ele foi socorrido por agentes da CCR Metrô e encaminhado para uma unidade de saúde da cidade, onde veio a óbito. Em função do ocorrido, a empresa afastou das atividades os profissionais envolvidos no atendimento.
Em contato com o Portal MASSA!, a concessionária de infraestrutura e mobilidade da América Latina, responsável pelo modal na capital baiana, garantiu que a atitude é válida até pelo menos “a conclusão das investigações”. Ao mesmo tempo, a empresa ressaltou que “investe em um programa contínuo de capacitação e treinamentos para os seus colaboradores, com o principal objetivo de prestar um serviço de qualidade à população”.
Investigação
Questionada pela reportagem, a Polícia Civil da Bahia (PC-BA) pontuou que a vítima portava, no dia do fato, “duas porções de cocaína, que foram encontradas no bolso da roupa do homem”, segundo informações iniciais cedidas à corporação.
“A partir das informações de que ele se envolveu em uma briga que foi interceptada por agentes de segurança do metrô no acesso norte, em Pernambués. Testemunhas estão sendo ouvidas, imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas e outras diligências investigativas estão sendo feitas para esclarecer o caso. Laudos periciais vão complementar as investigações”, relatou por meio da nota a CCR Metrô.
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Confira a nota da CCR Metrô na íntegra:
“O Metrô Bahia lamenta o falecimento do senhor Edmar Santos Costa e expressa sua solidariedade aos seus familiares e amigos. A concessionária informa que instaurou um procedimento interno de apuração dos acontecimentos na manhã de 6 de janeiro, quando agentes de atendimento e segurança da empresa foram acionados para atuar em uma ocorrência no Terminal de Ônibus Acesso Norte.
Desde o ocorrido, a empresa colabora com as autoridades na investigação dos fatos, tendo cedido a elas a integralidade das imagens de suas câmeras internas, que comprovam os seguintes fatos:
· O passageiro ingressou no terminal cambaleando e chega a cair ao chão, sendo ajudado por outras pessoas que estavam no local.
· Instantes depois, ele se envolve em uma briga com um vendedor ambulante dentro de um ônibus, sendo também agredido por terceiros.
· Ao constatar a confusão, os agentes de atendimento e segurança se dirigem ao local e contêm o passageiro, acionando, em seguida, a Polícia Militar e o SAMU.
Os agentes que participaram do atendimento desta ocorrência foram afastados de suas funções operacionais até a conclusão das investigações. A concessionária ainda esclarece que investe em um programa contínuo de capacitação e treinamentos para os seus colaboradores, com o principal objetivo de prestar um serviço de qualidade à população.”