22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Batendo certo - 27/08/2025, 05:45 - Vitória Sacramento

'Broncas' com o Procon-BA podem ser resolvidas nas estações do metrô

Iniciativa oferece atendimento das 8h às 16h

Atendimento do Procon-BA
Atendimento do Procon-BA |  Foto: Simões/Ag. A TARDE

Está com alguma pendência para resolver no Procon-BA? Agora ficou mais fácil. Até quinta-feira (28), a Estação Rodoviária recebe a ação itinerante “Procon em Movimento”, que leva serviços de proteção e defesa do consumidor para o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). A iniciativa começou na Rodoviária, por onde circulam mais de 30 mil pessoas diariamente, e oferece atendimento das 8h às 16h, em um estande montado no local.

Leia Também:

A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a CCR Metrô Bahia, com o objetivo de aproximar os serviços do órgão da rotina dos cidadãos. No espaço, os consumidores podem abrir reclamações, renegociar dívidas, tirar dúvidas, solicitar orientações e receber materiais educativos. Também está sendo distribuído materiais educativos como: Material educativo de saúde, racismo, informativos do Procon, direitos e deveres dos consumidores, código de defesa do consumidor.

“Nada melhor do que estarmos presentes onde a população utiliza os serviços públicos. Aqui, o consumidor encontra os mesmos atendimentos disponíveis na sede do Procon e nos demais postos do estado”, destacou Tiago Venâncio, superintendente do Procon-BA.

A supervisora de estações da CCR, Larissa Tédig, reforçou a importância da parceria.

“Recebemos cerca de 400 mil pessoas por dia em todo o sistema. Esse projeto pioneiro vai além da mobilidade, fortalece a cidadania e garante que os usuários saiam não apenas transportados, mas atendidos em suas demandas sociais”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem 'Broncas' com o Procon-BA podem ser resolvidas nas estações do metrô
Foto: Simões/Ag. A TARDE

Para quem já utilizou o serviço, a ação representa agilidade e facilidade. O aposentado Astrogildo Santos de Avelar, 77 anos, aproveitou a ida à estação para resolver um impasse com sua operadora de telefonia.

“Eles não quiseram resolver, então vim ao Procon. Aqui, em poucos minutos, consegui um acordo que reduziu minha conta pela metade. Foi rápido e eficiente”, comemorou.

O também aposentado Moisés dos Santos Rosário, 69 anos, enfrentava dificuldades para corrigir cobranças indevidas na conta de água.

“Há dois meses tento resolver na Embasa, sem sucesso. No Procon foi registrado imediatamente e já tenho prazo para resposta. Esse atendimento aqui facilita muito a vida da gente”, avaliou.

Segundo o Procon-BA, a ação itinerante deve se repetir em outras estações nos próximos meses, com previsão de nova edição já em setembro. O objetivo é consolidar o projeto como um canal de acesso à justiça e aos direitos do consumidor, dentro da rotina de quem circula pelo metrô.

exclamção leia também