Um vídeo de uma baleia encalhada, registrado em uma praia da Bahia, deixou os internautas comovido, neste domingo (16). Na gravação, o animal parece chorar por causa do encalhe.
O caso aconteceu em São Francisco do Conde, cidade da Região Metropolitana de Salvador, na praia do Caípe, próximo a Refinaria de Mataripe. No vídeo, feito por moradores, é possível visualizar um líquido saindo dos olhos da baleia e ouvir um dos moradores dizendo: "dá até para ver as lágrimas". O “choro”, na verdade, é um óleo produzido por glândulas nos olhos das baleias para lubrificação.
Leia também:
Pescadores estão aflitos com baleia-jubarte encalhada em São Francisco
Veterinário revela medidas tomadas caso morte baleia seja confirmada
Ao Portal A TARDE, o coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, explicou que a baleia do vídeo é a primeira que encalhou na Bahia neste ano. Ela está ferida e pode precisar de eutanásia.
“Essa baleia tinha um quadro de desorientação. Ela, mesmo quando foi colocada em água mais funda, tendia a sempre ir para água mais rasa, sempre cada vez mais para dentro do fundo da baía. E aí, quando a maré baixava, uma parte do corpo dela ficava exposta ao sol, e ela começou a ter queimadura no dorso, apesar do pessoal ficar mantendo ela molhada, mas chegando a formar ferida realmente. E no processo de desencalhe que foi feito sexta-feira, o pessoal observou que ela não não mexia uma das nadadeiras peitorais”, descreveu.
Segundo Milton, o problema nas nadadeiras pode ter sido causado por diversos fatores. Ele diz que, quanto maior o tempo de encalhe, mais crítica a situação fica para a baleia, dificultando o atendimento por parte da equipe especializada.
“Isso pode ser um problema do animal ter uma luxação, pode ser uma fratura. Pode ser por ter ficado muito tempo tombado em cima daquela peitoral e ter comprometido a inervação. Enfim, de fato ela não estava mexendo uma das peitorais. E quanto mais tempo o animal passa encalhado, mais vai deteriorando o quadro dele, vai sofrendo um estresse prolongado, isso afeta, muitas vezes, a resposta imunológica desse animal e o quadro dele está piorando dia após dia e mesmo quando a gente coloca ele em água funda, ele vira e volta para água rasa”, pontua.
Veja o vídeo: