
Antes do "morango do amor" explodir nas redes sociais com vídeos virais e agonia em docerias pelo Brasil, a Bahia já dominava o conceito que conquistou o país: casquinha crocante de açúcar por fora, recheio macio por dentro. O formato pode ter mudado, mas a receita é antiga por aqui.
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Estamos falando da bala baiana, também conhecida como bala de vidro, um doce tradicional feito com calda caramelizada e recheio de coco, vendido por ambulantes em ônibus, ruas e festas populares de Salvador.
Apesar de ser querido por quem vive na Bahia, o doce não era encontrado com facilidade fora do circuito popular. Foi enxergando essa brecha no mercado que o empresário Thiago Rebouças, de Salvador, ao lado de uma sócia que teve a ideia, decidiu investir no produto. Ele comanda a marca Balas de Vidro da Carola, criada durante a pandemia, inicialmente como uma renda extra.
A gente só encontrava ambulantes vendendo na rua, nos ônibus... Com o passar do dia, com o sol, ficava melada e perdia a crocância. Aí pensamos em entrar nesse mercado.
Thiago Rebouças
A proposta da empresa foi dar uma nova roupagem ao doce: em vez da bala tradicional embalada em saquinhos simples, hoje os produtos ganham apresentações cuidadosas, entregas por delivery e participações em eventos. "Somos referência na Bahia. Encontramos pessoas que vendem bala baiana, mas não encontramos nenhuma empresa especializada nisso, que venda bala caramelizada", afirma Thiago.
Além do sabor clássico de coco, a marca inovou com mais de 26 versões, incluindo edições sazonais com bebidas alcoólicas, como Campari e Heineken no Carnaval, e ingredientes típicos no São João e no Natal. "Temos bala de milho verde, paçoca, panetone, queijo do reino, damasco...", lista o empresário.

Mas quem faz bala também faz morango!
Com o sucesso meteórico do "morango do amor" na internet (uma massa de brigadeiro recheada com morango e envolta por calda crocante vermelha), Thiago não ficou de fora.
Tem duas noites que eu não durmo. A demanda está muito alta e a gente correndo atrás para acompanhar.
Thiago Rebouças
Apesar do nome novo, ele acredita que o conceito do doce já circulava, inclusive o sabos fazia parte do cardápio da Balas de Vidro da Carola, mas sem o caramelo vermelho. Para ele, o sucesso é resultado de um bom "hype" e de uma roupagem mais atrativa. "Não deixa de ser uma bala caramelizada. Não deixa de ser uma bala de vidro sabor morango. Só que aí foi criado esse Morango do Amor como se fosse algo específico".

Ele ainda brinca com a multiplicação de versões. "Tá vindo agora o maracujá do amor, o pistache do amor… tem o nordeste do amor com doce de leite. Tá meio que uma febre mesmo".
Mas como acontece tudo que vira febre, ninguém quer ficar de fora da onda do morango do amor. Leda Melo, que estava de passagem no shopping, foi atrás do dela.
Tá uma febre, todo mundo dizendo que provou, que é gostoso. Eu quero provar também, né? Eu fico vendo no TikTok, e parece muito bom, bem recheadinho.
Leda Melo

Para quem quer provar
Quem quiser provar o morango do amor ou experimentar os diversos sabores da bala baiana pode encontrar Thiago Rebouças com a marca Balas de Vidro da Carola na praça de alimentação do Shopping Bela Vista, em Salvador, onde ele participa da feira Café, Fofoca e Arte até o próximo domingo (27).

A empresa também atende por delivery em toda a capital e em Lauro de Freitas. O morango do amor custa R$ 12, enquanto as balas de vidro saem a partir de R$ 6 a unidade.