
O talento de jovens assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Salvador iluminou o palco e a sala principal do Teatro Módulo, nesta quainta-feira (21), durante a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PCDIM).
Toda a atenção do público presente, incluindo familiares, autoridades e integrantes da Apae, foi direcionada à apresentação da Opaxorô CIA de Dança, formada por assistidos da própria associação que atua com a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Leia Também:
A performance do grupo escancara para a sociedade que as limitações físicas e mentais não não impedem que pessoas como os assistidos do Apae realizem atividades como cantar, dançar, compor e outras.
“Através desse evento damos voz e mostramos para a sociedade o quanto eles têm potencial na arte”, pontuou Jaqueline Braz, coordenadora de Assistência Social da Apae.

Este ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PCDIM), que acontece nacionalmente em todo o país até o dia 28 de agosto, tem como tema 'Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua a nossa voz'. Na capital baiana diferentes ações serão promovidas em espaços diferentes.
Kauã Silva, 21 anos, é assistido pela Apae e um dos músicos que se apresentou. Para ele, tocar e subir num palco representa superação e exemplo de vida. "Eu sempre gostei de cantar. Hoje teremos a oportunidade de mostrarmos que, mesmo tendo deficiência, podemos, sim, chegarmos em qualquer lugar".
Oportunidade e inclusão
O presidente da Apae Salvador, Derval Freire Evangelista destacou que a missão de incluir esses jovens é antiga e constante. “A apresentação neste teatro é resultado do trabalho da Apae. São mais de 50 anos atendendo essas crianças, dando a elas a oportunidade de mostrarem o que sabem e o que podem fazer. Continuamos na nossa jornada de preparar e de cuidar para que elas sejam incluídas na sociedade”, disse.

Nesta sexta-feira (22), a programação ficará por conta da apresentação da Roda de Capoeira Inclusiva, que acontecerá no Mercado Modelo, às 14h, com objetivo de promover a socialização das PCDIM e demonstrar a arte da capoeira para a sociedade.