
Fiéis e frequentadores da Basílica do Senhor do Bonfim já podem fazer suas orações mais pertinho da imagem original do santo, isso porque, após seis anos, o objeto sagrado, que veio de Portugal há 280 anos, voltou a ser exposto na igreja da Cidade Baixa, nesta sexta-feira (11). A veneração ocorre das 7h30 às 18h, até o dia 10 de agosto.
A novidade foi divulgada na manhã desta sexta, durante coletiva. O reitor da Basílica, padre Edson Menezes, falou sobre a importância da imagem para a fé do povo da Bahia.
Leia Também:
"O povo baiano tem um carinho sobrenatural pelo Senhor do Bonfim. Através da cruz, como um sinal de misericórdia e amor, ele atrai inúmeras pessoas que buscam conforto espiritual e esperança".
Vale destacar que essa é a 16ª vez que o objeto sagrado original sai do altar-mor e fica exposta para os fiéis.
Jubileu
A programação Jubileu Comemorativo aos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim já foi divulgada. O jubileu marca a vinda do objeto em 1745 e representa o cumprimento da promessa feita elo capitão de mar-e-guerra, Teodósio Rodrigues de Faria.
Confira a programação:
1º de agosto
17h30 - Desembarque da Imagem na Praia da Penha do Navio da Marinha do Brasil (fazendo memória da sua chegada no dia 18/04/1745)
18h - Procissão de velas: a imagem segue em procissão até a Colina Sagrada, repetindo o trajeto feito em 1754.
8 de agosto
18h - Apresentação de Núcleo de Músicas Antigas (Osba)
Onde: Basílica Santuário Senhor do Bonfim
9 de agosto
9h às 11h - Seminário: 280 anos da chegada da Imagem do Nosso Senhor do Bonfim à Bahia – Perpetuação da Devoção
Palestrantes: Joaci Góes (presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) e Dom Américo Manuel Alves Aguiar (cardeal de Setúbal)
Onde: Auditório Dom Geraldo Majella | Avenida Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia
10 de agosto
7h30 - Missa Campal: presidida pelo cardeal de Setúbal, Dom Américo Manuel Alves Aguiar, e co-celebrada pelo cardeal arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, Bispos e Padres Arquidiocesanos
Onde: Largo do Bonfim
Ampliação
Tem mais novidade vindo por aí. Durante a coletiva, também foi revelado que um terreno foi adquirido para ampliar a área sistemática da Devoção do Senhor do Bonfim.