
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou um boletim nada favorável a quem está buscando as praias de Salvador para curtir o verão. De acordo com o órgão, apenas uma praia da capital baiana foi considerada própria para banho neste último estudo de amostras.
Divulgado na última sexta-feira (23), o levantamento apontou que o único trecho liberado para os banhistas é a praia de Cantagalo, localizada na Cidade Baixa. Todos os demais pontos monitorados na capital baiana apresentaram índices acima do permitido de contaminação, oferecendo risco à saúde da população. O principal fator identificado é a presença de esgoto e outros poluentes na água do mar.
A situação costuma se agravar em períodos de chuva, quando o volume de resíduos carregados para o oceano aumenta, elevando ainda mais os níveis de poluição em locais como o Porto da Barra, Boa Viagem, Piatã e Stella Maris, que costumam registrar grande movimentação em dias de sol e calor.
Leia Também:
O Inema orienta que a população evite o banho de mar nos trechos considerados impróprios, especialmente após chuvas, como forma de prevenir doenças causadas pelo contato com água contaminada.
