25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Alerta - 20/05/2025, 17:11 - Da Redação

Adab adota medidas na luta contra a gripe aviária; saiba detalhes

Influenza tem chamado atenção de milhões de brasileiras

Adab garante que equipes estão prontas para realizar  os atendimentos necessários
Adab garante que equipes estão prontas para realizar os atendimentos necessários |  Foto: Freepik/Imagem Gratuita/ Ilustrativa

Nos últimos dias, o assunto gripe aviária tem ganhado destaque e chamando atenção de milhões de pessoas no Brasil. Diante do do cenário de alerta e emergência pelo qual o país está passando em relação à Influenza Aviária H5N1 e da Portaria do Mapa que decreta Estado de Emergência Zoossanitária no município de Montenegro/RS, por 60 dias, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) adotou novos procedimentos e reforçou ações de bioseguridade no estado.

Após a detecção do vírus, em estabelecimento de aves comerciais no Brasil exigiu prioridade das equipes de defesa animal e o atendimento a qualquer suspeita desta enfermidade, quer seja em aves domésticas, silvestres ou migratórias, e vigilância ativa nas granjas e no seu entorno.

Leia Também:

O diretor geral do órgão, Paulo Sérgio Luz, destacou que , após conhecimento por qualquer meio, o produtor deverá fazer contato imediato com o escritório mais próximo da ADAB para adoção das medidas cabíveis e garante que as equipes estão preparadas para o atendimento. “Nossas equipes administrativa e técnica seguirão o curso normal, com as atividades programadas de vigilância passiva e estão totalmente preparadas para agirem a qualquer notificação de sintomatologia respiratória e nervosa ou mortalidade das aves, que exigem o atendimento de emergência máxima”, declarou, lembrando que todos os servidores devem se sentir responsabilizados pela mitigação do problema, porém, só o médico veterinário deverá ser o autor da manipulação das aves suspeitas.

Vale destacar que para o recebimento de de notificações, o órgão criou canais de atendimento ao setor, coordenados pelo Programa de Sanidade Avícola. Telefone: (71) 3194 – 2098 / 2099 / 9.9627-9797

E-mail: [email protected]

exclamção leia também