
O sinistro acidente de trânsito envolvendo a policial rodoviária federal aposentada Martha Maria dos Santos, de 60 anos, na última segunda-feira (6), durante um treino na Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba, em Salvador, trouxe questionamentos importante sobre o trânsito na região e o que tem sido feito para garantir a segurança dos cidadãos que frequentam o local.
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Vale ressaltar que Martha está internada em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana, após ter sido atropelada por um carro que trafegava na contramão. A Avenida Paulo VI, local onde a vítima foi atingida, possui grande movimento comercial e residencial, o que torna os espaços mais reduzidos para pedestres e veículos.
“A calçada é muito irregular na região da Paulo VI. Tem muito comércio, muita rampa de garagem e acesso a lojas. Então, quando os carros passam por cima da calçada, acabam destruindo com o tempo, né? É impossível um corredor correr por ali. A galera acaba transitando pelo acostamento, que é minúsculo, praticamente na pista”, declarou Sérgio Pacheco, professor de educação física e morador do bairro.

O intenso movimento na Avenida Paulo VI é reconhecido pela Transalvador, que inclusive sinalizou a ocorrência de infrações recorrentes. “Quanto ao comportamento no trânsito, a Pituba é uma região de grande movimentação e, por isso, registra infrações recorrentes, principalmente relacionadas a estacionamento irregular”, informou a Superintendência de Trânsito de Salvador, em contato com o MASSA!.
Medidas preventivas na Pituba
Questionada sobre o funcionamento da fiscalização no bairro, a Transalvador destacou que as ações são planejadas de acordo com o fluxo viário e com as ocorrências registradas na região.
“A Transalvador realiza a fiscalização de trânsito na Pituba de forma contínua, tanto por meio de agentes atuando presencialmente, quanto com o apoio de equipamentos eletrônicos e câmeras de videomonitoramento”, informou o órgão.
Em seguida, a autarquia ressaltou que a sinalização está devidamente implantada e passa por monitoramentos constantes. “Com relação à sinalização, o bairro conta com sinalização horizontal e vertical devidamente implantada e constantemente monitorada. Equipes técnicas da autarquia realizam vistorias periódicas e também atendem às demandas encaminhadas pela população por meio dos canais oficiais, como o Fala Salvador (156) e o aplicativo NOA Cidadão, meios pelos quais o cidadão pode solicitar reforço na sinalização”, finalizou a Transalvador.