
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) alertou para um novo tipo de golpe via WhatsApp. Os golpistas se passam por funcionários da empresa e, durante chamadas de vídeo, pedem que as vítimas compartilhem a tela do celular sob o pretexto de resolver problemas na fatura. Nesse momento, os criminosos aproveitam para roubar dados sigilosos, como senhas bancárias e códigos de acesso.
Leia Também:
A principal orientação da Embasa é nunca compartilhar a tela do celular com desconhecidos ou supostos atendentes. “Desconfie de mensagens com senso de urgência ou ameaças de corte imediato e sempre verifique o número de contato com os canais oficiais da Embasa. Também é importante denunciar as tentativas de golpe às autoridades policiais para que esse tipo de crime possa ser coibido”, enfatizou o gerente de relacionamento da Embasa, Ricardo Souza.
Além da chamada de vídeo fraudulenta, o gerente lembra que outro golpe recorrente é o da emissão da segunda via da conta a partir de sites ou perfis falsos. Esses canais simulam os oficiais da Embasa e fornecem um código de barras ou QR Code falso, cujo pagamento é desviado diretamente para os golpistas.
Ricardo reforça que a atenção aos canais de atendimento oficiais é a principal arma para evitar cair nesse tipo de armadilha.