24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Se ligue! - 20/02/2025, 17:34

Veja dicas para não entrar em laranjada com pagamentos no Carnaval

A Febraban trouxe conselhos para que os foliões curtam as festas com mais tranquilidade

Agência Brasil e Da Redação
Agência Brasil e Da Redação
Cartões com aproximação podem se tornar um perigo no Carnaval
Cartões com aproximação podem se tornar um perigo no Carnaval |  Foto: THEDIGITALWAY/PIXABAY

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) trouxe algumas dicas para os foliões curtirem o Carnaval sem o risco de cair em golpes. O órgão aconselha desativar a função de aproximação dos cartões de débito e crédito, não realizar pagamentos com maquininhas que tenham o visor quebrado e ajustar o limite do Pix.

Leia Também:

Caso o cliente queira manter a função de pagamento por aproximação, recomendamos que o cadastramento dos cartões de crédito seja feito apenas no aplicativo Wallet dos smartphones, utilizando o pagamento por aproximação apenas pelo celular. O cartão de crédito só ficará ativo no Wallet do aparelho após o desbloqueio do celular pela pessoa, mediante os mecanismos de segurança de cada banco”, explicou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da entidade.

Outra medida importante é o folião ficar atento ao horário dos pagamentos. Muitos golpistas aproveitam a distração da pessoa para trocar o cartão depois de ter decorado a sua senha. Além disso, o visor da máquina de pagamentos deve exibir apenas asteriscos no campo da senha.

A Febraban também ressalta a importância de pedir o comprovante impresso da transação para verificar se os valores estão corretos. Essa conferência também pode ser feita por meio das mensagens de SMS que o usuário recebe no aplicativo do banco.

exclamção leia também