29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Providencial - 13/02/2026, 17:02 - Jaísa de Almeida - Atualizado em 13/02/2026, 17:58

Segurando a onda dos blocos, cordeiros faturam uma grana no Nordeste

No meio da muvuca, trabalhadores contam como se viram para ganhar dinheiro enquanto o Carnaval rola solto no bairro

Cordeiros na correria
Cordeiros na correria |  Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Separando a multidão dos blocos de trios elétricos, os chamados “cordeiros” fazem parte da engrenagem que mantém o Carnaval de Salvador organizado. Jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, aparecem na festa com a missão de segurar a corda — e, de quebra, garantir um dinheiro extra em meio à correria da folia.

No bairro do Nordeste de Amaralina, onde o clima carnavalesco toma conta das ruas, a cena se repete. Durante o segundo dia de festa, nesta sexta-feira (13), trabalhadores surgem pelos cantos do bairro atrás de uma oportunidade para reforçar o orçamento.

Leia Também:

Grana providencial

Desempregado e vivendo de “bico”, Jonatas de Jesus mora na região e encontrou na festa uma forma de garantir algum dinheiro enquanto não surge uma oportunidade fixa. Ao MASSA!, ele relata que a rotina exige esforço físico e muita disposição para encarar horas em pé no meio da multidão, mas ainda assim considera a atividade uma saída importante para atravessar o momento difícil.

“O trabalho é de boa, um pouco pesado, é puxado, mas dá para levar. E aqui no bairro é tranquilo. O dinheiro não resolve a vida, mas ameniza.”

Jônatas, cordeiro
Jônatas, cordeiro | Foto: Jaísa Almeida/Portal MASSA!

Segundo ele, mesmo durante a jornada, é possível acompanhar a curtição nas ruas. A proximidade com o público faz com que a experiência misture o trampo com a celebração carnavalesca.

“Aqui você curte, se alegra, entra na vibe e, de quebra, ainda faz a moeda. Carnaval é isso, né”, pontua.

A sensação de trabalhar e curtir junto é a mesma para Maria Luiza, que também é cordeira. Estreando no Nordeste, embora veterana de outros circuitos da capital baiana, a jovem reforça que a festa exige atenção e disposição, e ainda dá para entrar na onda junto com a galera.

“Eu gosto de ser cordeira, é uma agitação gostosa, uma muvuca, e não é todo dia que a gente tem isso, só o dia de Carnaval. Eu curto igual, porque eu tô igual a eles, tô trabalhando, tô curtindo e tô vivendo junto com eles.”, completa.

Maria Luiza, cordeira no Mestre Bimba
Maria Luiza, cordeira no Mestre Bimba | Foto: Jaísa Almeida/Portal MASSA!

Carnaval é no A TARDE Folia!

Acompanhe todos os detalhes do Carnaval de Salvador em uma transmissão com imagens ao vivo. Diretamente do Observatório A TARDE, no circuito Dodô, Silvana Freire e Marrom comandam a live do A TARDE Folia, no YouTube, trazendo o clima da festa em tempo real.

Além disso, nossas equipes de reportagem estão espalhadas por todos os circuitos oficiais da festa, garantindo informação de qualidade e a cobertura completa de tudo o que acontece na maior festa de rua do mundo. Carnaval é no A TARDE Folia!

exclamção leia também