29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Histórico! - 13/02/2026, 14:36 - Nordeste Eu Sou*

Nordeste de Amaralina é tomado pela força ancestral do Ilê Aiyê

Circuito Mestre Bimba celebrou os tambores do Mais Belo dos Belos

Ilê Aiyê no Nordeste de Amaralina
Ilê Aiyê no Nordeste de Amaralina |  Foto: Reprodução/NES

O Mais Belo dos Belos passou pelo circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, na noite desta quinta-feira (12), reafirmando a sua resistência e ancestralidade. Os tambores do Ilê Aiyê não deixou a chuva desanimar uma multidão de foliões que não parou um instante sequer.

Cria do Nordeste de Amaralina, o vocalista da Band’Aiyê, Valter Ouro, de 25 anos, falou sobre a emoção de cantar onde nasceu.

“Eu sou cria do Nordeste de Amaralina. Aqui é um verdadeiro celeiro musical, de onde saíram grandes artistas. O Ilê se perpetua nos bairros de Salvador de uma forma que todos conhecem o Mais Belo dos Belos — da criança ao adulto. Hoje, como cria do bairro, estar aqui desfilando na minha própria comunidade é uma honra mais que especial. Sempre tive orgulho de dizer que sou do Nordeste, em qualquer lugar que eu estivesse. E hoje eu reafirmo: o Nordeste é barril! É aqui que acontece o melhor carnaval de bairro", declarou.

Foliões emocionados

Entre o público, a emoção também tomou conta de quem vive a força do bloco como transformação pessoal. A moradora Stephanie Ingrid, 23 anos, terceiro lugar no concurso Deusa do Ébano 2026, destacou o significado da apresentação para a comunidade.

“Eu achei mágico. Pela primeira vez o bloco veio aqui pro bairro. Fiquei muito feliz, curti muito e me emocionei demais. Pra mim isso foi muito importante, porque pra conhecer o bloco eu precisei sair do meu bairro. E ontem, minha prima de 10 anos teve a oportunidade de viver isso aqui, na nossa casa. Eu nunca deixo de falar o quanto o Ilê Aiyê mudou a minha vida", iniciou.

"Ontem, muitas crianças que só ouviam falar do Ilê através de mim puderam ter esse contato de perto, sentir essa representatividade, essa força. Nós somos uma comunidade de resistência, e o Ilê fala exatamente sobre isso. Trazer o Ilê pra cá, principalmente nesse ano em que tentaram desvalorizar e enfraquecer a nossa cultura, é resistência. É mostrar que a gente tem voz. E mais do que isso: a gente tem força", completou Stephanie.

*Portal Nordeste Eu Sou trabalha em parceria com o Grupo A TARDE na cobertura do Carnaval de Salvador em 2026

exclamção leia também